FMC realiza primeiro Dia da Mulher no Campo no Rio Grande do Sul
Com o objetivo de promover a formação de educadores e educandos; ampliar as pesquisas, a geração e a socialização do conhecimento, dos princípios, das tecnologias e práticas relacionadas à agroecologia e a produção orgânica pelos diferentes segmentos da sociedade, foi lançada nesta sexta-feira, 27 de setembro, a Chamada Pública Nº 81/2013.
A Chamada vai disponibilizar R$ 30 milhões a projetos que integrem atividades de extensão, pesquisa e educação para construção e socialização de conhecimentos e práticas relacionados à agroecologia e aos sistemas orgânicos de produção. O intento é fazer a implantação e manutenção dos Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica, Núcleos de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura com enfoque agroecológico e dos Centros Vocacionais Tecnológicos em Agroecologia e Produção Orgânica.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, a implementação dos núcleos é a forma mais direta de contribuir para solucionar a escassez de profissionais com conhecimento dos princípios, práticas e tecnologias que contribuam para a transição agroecológica e a ampliação da produção orgânica no Brasil. “O Ministério da Agricultura incluiu no seu Plano Plurianual 2012-2015 uma ação específica de apoio a esses núcleos, tendo como meta apoiar pelo menos 90 deles até 2015”, explicou.
A parceria foi ampliada com a participação dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e de Pesca e Aquicultura (MPA), ampliando também o público beneficiário dos projetos, que incluem tanto as instituições da rede de educação profissional, científica e tecnológica quanto as universidades públicas e privadas sem fins lucrativos.
Chamada nº 81 está disponível na página www.cnpq.br.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura