MBA em Perícia, Auditoria & Gestão Ambiental
Já estão abertas as inscrições para a edição 2009 do Centro de Performance CRV Lagoa, teste promovido pela CRV Lagoa, de Sertãozinho (SP), que abre sua terceira temporada em Abril, com enorme expectativa de superar o sucesso das edições anteriores.
Considerado como o vestibular da pecuária, a avaliação do CP CRV Lagoa reuniu ano passado, na segunda edição, 457 animais de 140 criadores oriundos de 12 estados.
Para 2009, a expectativa é de que esse número ultrapasse a marca dos 500 animais avaliados. De acordo com o regulamento do programa, o CP CRV Lagoa abre participação para animais PO rastreados e registrados nas respectivas associações de raças, nascidos entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2008, de raças Zebuínas e Européias. Além disso, a participação das raças depende de um número mínimo de 50 machos inscritos e as inscrições podem ser feitas até o dia 15 de abril.
Segundo Ricardo Abreu, gerente de produto Corte Zebu da CRV Lagoa e coordenador da prova, o Centro de Performance CRV Lagoa já está consolidado e é reconhecido como uma ferramenta para os pecuaristas avaliarem seus animais jovens em condições de igualdade, independente de serem pequenos, médios ou grandes criadores. O animal é avaliado por seu desempenho em várias características durante prova realizada em um confinamento. Durante 200 dias, os animais são avaliados em 12 características diferentes. “O CP é a grande ferramenta para os criadores identificarem um jovem talento no seu rebanho”, afirma Ricardo Abreu,
Dentro do cronograma apresentado para a edição deste ano do CP CRV Lagoa ficou definida a entrada dos animais na avaliação, marcada para acontecer no Confinamento Savegnago, que fica a poucos quilômetros da sede da CRV Lagoa, em Sertãozinho (SP), entre os dias 16 e 24 de Abril. Logo em seguida acontece a pesagem de entrada para arraçoamento, dia 28 do mesmo mês, com período de adaptação de 42 dias.
O peso inicial para avaliação será mensurado no dia 09 de junho; o peso intermediário e a primeira mensuração de perímetro escrotal (PE), em 04 de agosto e as avaliações finais estão marcadas para 29 de setembro.
As 12 características avaliadas serão: peso, ganho médio diário, perímetro escrotal, conformação, precocidade, musculosidade, umbigo, temperamento, área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EGS), marmoreio e tipo.
Ricardo Abreu explica que a ponderação dessas 12 características forma o Índice CP CRV Lagoa, onde se reúnem as diferentes características em um só valor, prestigiando os animais mais harmônicos, e, assim, ranqueamos os touros. “São as mesmas características para todas as raças, sendo diferente a ponderação, que é determinada pelo corpo técnico de cada associação de raça”, finaliza.
Além de obter a avaliação do animal, outro benefício para o pecuarista ao participar da prova, é que os touros jovens classificados como Top Class poderão ser fonte para o teste de progênie do Programa de Avaliação e Identificação de Novos Touros da CRV Lagoa (PAINT) e serem doadores de sêmen. Vinte touros Top Class dos CPs 2007 e 2008 foram escolhidos para serem doadores de sêmen e estão em coleta na Central, com doses disponíveis para pecuaristas de todo o Brasil.
O Centro de Performance CRV Lagoa é uma realização da CRV Lagoa e conta com a parceria do Confinamento Savegnago, Fri-Ribe, Coimma, Riviera, Coan Consultoria, Siltomac, Minerva, Aval, Tru-Test e Ouro Fino, além do apoio das associações das raças participantes. Mais informações pelo telefone (16) 2105-2219, pelo e-mail
, pelo site
ou com a equipe de consultores de campo da Central espalhada por todo o Brasil.
Fonte: Texto Assessoria de Comunicações: tel. (11) 2198. 1888
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura