Novo sistema reforça biossegurança do Instituto Pirbright

Instalação de alto nível concluida pela Suncombe recebe tecnologia para descontaminação de resíduos biológicos

05.08.2025 | 15:16 (UTC -3)
Rebecca Appleton, edição Revista Cultivar
Edifício Brooksby permite pesquisas sobre patógenos de alto impacto em animais de grande porte
Edifício Brooksby permite pesquisas sobre patógenos de alto impacto em animais de grande porte

A Suncombe,  fabricante independente de equipamentos para descontaminação e limpeza de resíduos biológicos no Reino Unido, concluiu com sucesso o projeto e a implementação do Sistema de Descontaminação de Efluentes (EDS) para o novo Edifício Brooksby, do Instituto Pirbright. Trata-se de uma adição fundamental à infraestrutura científica nacional do Reino Unido. 

O Instituto Pirbright é um centro de pesquisa mundialmente respeitado, focado no controle de doenças virais em rebanhos e na prevenção de sua disseminação para humanos. Em seu novo edifício, está instalada uma operação de alta contenção biológica de 4.745 m², projetada para apoiar estudos in vivo envolvendo patógenos animais de alta consequência, como o vírus da febre aftosa (FMDV). 

A instalação também possibilita a pesquisa de vírus zoonóticos, incluindo a febre do Vale do Rift e a encefalite japonesa. O papel da Suncombe no projeto foi fornecer a tecnologia necessária para descontaminar resíduos biológicos com segurança.

Projeto e construção

O projeto e a construção da instalação foram liderados pela Kier Construction, com a Suncombe responsável pelo fornecimento da infraestrutura avançada de biossegurança necessária para a operação de Nível de Contenção 4 – o mais alto nível de contenção biológica. 

A equipe da Suncombe trabalhou em colaboração com os parceiros do projeto, desde as revisões iniciais do projeto até as avaliações de risco e Estudo de Perigos e Operabilidade (Hazops), resultando no desenvolvimento e na implementação de um sistema que integra processos de descontaminação validados, controle totalmente automatizado e redundância do sistema para garantir segurança, confiabilidade e conformidade ininterruptas com rigorosos padrões de biossegurança.

“O projeto do Edifício Brooksby exemplifica a capacidade da Suncombe de fornecer soluções de ponta para alguns dos ambientes mais desafiadores e de alto risco do mundo”, disse Steve Overton, Diretor de Operações da Suncombe. E complementou: “esta instalação exigia não apenas um sistema avançado de descontaminação de efluentes, mas também um parceiro que pudesse colaborar perfeitamente com diversas partes interessadas, aderir aos mais altos padrões de segurança e integrar tecnologias inovadoras em um ambiente altamente regulamentado. Tenho orgulho de como nossa equipe superou esse desafio, entregando um sistema que atende e supera as expectativas”.

Benefícios e funcionalidades

O Sistema de Descontaminação de Efluentes fornecido pela Suncombe oferece uma série de benefícios importantes. Projetado para garantir a inativação completa de patógenos, o sistema protege tanto os funcionários quanto o ambiente em geral contra possíveis exposições. Seus ciclos totalmente automatizados garantem repetibilidade e confiabilidade, enquanto as funções integradas de captura de dados e geração de relatórios garantem a conformidade contínua com as rigorosas normas de biossegurança e meio ambiente.

A inclusão de componentes energeticamente eficientes e sistemas de recuperação de energia também traz ganhos significativos em sustentabilidade, ajudando a reduzir os custos operacionais e a pegada de carbono. Além disso, com um design modular e pronto para o futuro, o sistema pode ser facilmente adaptado conforme as necessidades de pesquisa do Instituto evoluem ao longo do tempo, oferecendo desempenho imediato e flexibilidade a longo prazo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025