Novo encontro de grupo de trabalho discute condições de financiamento do PNCF

08.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Comunicação Social

O Grupo de Trabalho do Crédito Fundiário (GTCF) se reuniu pela terceira vez, em Brasília, nesta terça-feira (7). Na pauta do encontro, discussões sobre o aprimoramento da resolução 4029 - que prevê a renegociação das dívidas -, as novas condições de financiamento do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC), as mudanças no mecanismo de contratação da assistência técnica e a finalização das propostas que dependem de aprovação do legislativo.

O GT, formado por representantes dos ministérios de Desenvolvimento Agrário (MDA) e Fazenda e dos Movimentos Sociais - Contag, Fetraf-Brasil e MPA -, tem por objetivo construir propostas de aprimoramento e melhoria do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

Além dos membros permanentes do GT - instituído segundo portaria Nº de 19 de julho de 2012 -, como o Secretário de Reordenamento Agrário do MDA, Adhemar Almeida; o diretor do Departamento de Crédito Fundiário, Dino de Castilhos; representantes dos ministérios da Fazenda da Secretaria Executiva do MDA e dos movimentos sociais de trabalhadores(as) rurais (Contag, Fetraf/Brasil, MPA e PJR), participaram da reunião a secretária Nacional da Juventude, Severine Macedo e o deputado Federal Assis do Couto.

Para Severine Macedo é muito importante a participação da Secretaria de Nacional de Juventude (SNJ) no processo de aprimoramento do PNCF. “Considero o Crédito Fundiário uma ferramenta fundamental para o fortalecimento da sucessão rural. Muitos jovens, que vivem da agricultura, conseguem sua independência por meio dele. Por essa razão, fortalecer o acesso à terra com qualidade de vida deve estar na pauta das discussões do GT”, disse Macedo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025