Novo diretor da Embrapa esta em Pelotas/RS nesta quarta-feira (20)

19.04.2011 | 20:59 (UTC -3)

Nomeado diretor de Transferência de Tecnologia da Embrapa na semana passada, Waldyr Stumpf Júnior estará em Pelotas/RS na próxima quarta-feira (20) falando, pela primeira vez, como membro da Diretoria-Executiva da Embrapa.

 

Stumpf Júnior passará o dia tratando de ações de interesse da Embrapa e estará à disposição da imprensa pelotense e gaúcha a partir das 11h, na sede da Embrapa Clima Temperado.

 

O novo diretor poderá falar de questões como a importância para a região da presença de um pesquisador do Rio Grande do Sul na Diretoria da Embrapa, sua expectativa no cargo e quais serão os desafios na área de transferência de tecnologia, tanto no Brasil quanto nos países do exterior em que a Empresa atua.

 

Nomeação

 

O antigo chefe-geral da Embrapa Clima Temperado foi nomeado diretor-executivo de Transferência de Tecnologia pela Presidência da República em Decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) na semana passada.

 

Stumpf Júnior foi selecionado após um criterioso processo seletivo coordenado por um Comitê de Busca específico e focado no mérito técnico e administrativo. Uma lista de oito nomes de diferentes regiões do Brasil formava a lista de indicados ao cargo. O Conselho de Administração da Empresa pré-selecionou três opções. A decisão final foi tomada pela Presidência da República.

 

Para o novo diretor, a questão da segurança alimentar será um de seus principais desafios. “Uma das grandes preocupações da presidente Dilma [Rouseff] passa pela produção de alimentos. A questão da pobreza passa pela segurança alimentar e, cada vez mais, o tema é uma questão estratégica”, expõe.

 

Com o país fortalecendo sua posição de referência mundial na produção alimentar, o diretor analisa que “ainda há um contingente de pessoas passando fome no mundo e, de alguma forma, o Brasil e a Embrapa precisam ter um papel importante neste cenário”.

 

A diretoria da Embrapa é composta por três diretores. Junto com Stumpf Júnior, também foram nomeados os diretores-executivos de Pesquisa e Desenvolvimento e de Administração.

 

Currículo

 

Waldyr Stumpf Junior tem 33 anos de trabalho na área da pesquisa e está na Embrapa desde 1986. Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1975, possui mestrado e doutorado em Zootecnia.

 

Na Embrapa Clima Temperado, foi chefe-adjunto de Desenvolvimento – 1996 a 1997 – e de Pesquisa e Desenvolvimento – 2003 a 2007. Desde 2008, ocupava a função de chefe-geral da Unidade.

 

Bruno Zamora Teoro

Embrapa Clima Temperado

(53) 3275-8211

bruno.zamora@cpact.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025