Novas técnicas irão ajudar programas de tolerância zero a pragas de armazenagem

17.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Carina Rufino

As novas tecnologias de armazenagem para garantir a qualidade de grãos que serão usados na produção de alimentos foram destaque na programação dessa quinta-feira (16), no VII Simpósio Paranaense de Pós-colheita de Grãos e VI Simpósio Internacional de Grãos Armazenados, que está sendo realizado em Londrina-PR. O assunto foi tema de um painel internacional que trouxe ao Brasil dois grandes especialistas no tema. O evento reúne cerca de 500 participantes em Londrina-PR e é uma promoção da Associação Brasileira de Pós-Colheita (Abrapós), com realização, nesta edição, da Embrapa Soja.

O norte-americano, Ronald Noyes, engenheiro de armazenagem de grãos, abordou o tema “Re-circulação de fosfina durante o expurgo: como instalar no silo e armazém. A fosfina é um gás usado para combater as principais pragas de armazenagem. “Para garantir a qualidade do alimento que será produzido a partir dos grãos que estão armazenados, precisamos trabalhar com tolerância zero de insetos nos armazéns. A técnica mais eficiente que temos é o uso do gás fosfina”, explica Irineu Lorini, pesquisador da Embrapa Soja e presidente da Abrapós.

O norte-americano mostrou como realizar a Re-circulação do gás fosfina, a fim de evitar a formação de bolsões que ficam sem o produto e favorecem a proliferação de pragas. Outro palestrante internacional, Rahul Singh, da Índia, destacou técnicas de medição da concentração de fosfina durante o expurgo, apresentando equipamentos e como usá-los.

O controle de pragas de armazenagem é essencial para a produção de alimentos sem contaminação por insetos e larvas. A presença de insetos em silos pode modificar a cor, o cheiro e o sabor dos grãos e os insetos também podem degradar proteínas e vitaminas. A movimentação dos insetos na massa de grãos também podem formar bolsas de calor, que dificultam a aeração e a secagem. “Por isso, os programas de controle de qualidade são tão importantes para o país”, enfatiza Irineu Lorini, pesquisador da Embrapa Soja.

Outro destaque do dia foi a palestra Evolução da Certificação de Unidades Armazenadoras de Grãos: unidades certificadas, certificadoras, fiscalização pelo MAPA, apresentada por Rafael Borges Bueno, superintendente de Armazenagem e movimentação de Estoques da CONAB. De acordo com Bueno, o Brasil é pioneiro no sistema de modelagem e certificação. A entrada em vigor da nova legislação em 31 de dezembro será compulsória para quem presta serviços de armazenagem e voluntária para quem realiza armazenagem própria. “A adesão ao sistema de certificação cresce a cada dia. Temos percebido, inclusive, uma tendência geral, entre as tradings, de investir na certificação”, explica.

15 a 17 de agosto de 2012

Parque de Exposições Ney Braga

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025