Genética da raça Brahman será ofertada em leilões de exposições paulistas
Com o objetivo de ampliar o conhecimento geral dos futuros agrônomos e zootecnistas, que em breve atuarão no mercado de trabalho, em 2011, uma nova disciplina passou a ser incluída na grade curricular dos cursos de Agronomia e Zootecnia da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), referência no ensino superior, sobretudo na área de Ciências Agrárias, há mais de 35 anos.
Trata-se da disciplina Formação Geral, ministrada pelo professor Sérgio Luiz Hillesheim, mestre em Administração, onde os alunos podem discutir e atualizar conhecimentos sem ligação direta com a formação em Agronomia e Zootecnia. Um dos métodos utilizados pela disciplina é a realização de seminários, onde os alunos precisam ler, interpretar e apresentar o conteúdo de artigos científicos e capítulos de livros de assuntos como Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Ética. “O primeiro seminário foi realizado no início do mês de março com alunos dos primeiros períodos de Agronomia e Zootecnia. Cada equipe fez o estudo de um artigo ou capítulo, e posteriormente, apresentaram suas ideias. É impressionante ver a evolução de alguns alunos no decorrer das aulas e identificar aqueles que já apresentam grande habilidade para explanações e apresentações”, diz o professor responsável.
Através desta disciplina, é possível desenvolver nos futuros agrônomos e zootecnistas determinados tipos de habilidades que começam a ser cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho, como apresentações em público (palestras, seminários, congressos científicos, reuniões), além de melhorar a escrita (através de exercícios de reflexão e análise, fichamento, resumo, resenha, etc), a fala, a coordenação de movimentos durante a fala em público e contribuir para a formação de profissionais mais críticos.
Através dos seminários, os estudantes também fazem análise de caso de empresas, que contam com projetos especiais nas áreas estudadas. Os próximos temas a serem abordados durante o segundo seminário serão Biodiversidade, Ciência e Tecnologia. “O trabalho do agrônomo e do zootecnista não se resume apenas às ações práticas no campo. É importante que haja a formação de interlocutores e gestores nas empresas onde muitos deles irão atuar”, completa o professor Sérgio Hillesheim.
Laura Pimenta
Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU)
(34) 3318-4125
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura