Artigo: Balanço do comércio exterior da floricultura brasileira de janeiro a maio de 2011
Na manhã desta quinta-feira (16), a raça Nelore e a pecuária brasileira perderam um de seus mais importantes criadores. A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) tem o pesar de informar o falecimento de João Batista Andrade, conhecido por todo o Nordeste e o Brasil como Joãozito Andrade.
O criador, famoso por ter o plantel Nelore mais puro do país, tinha 90 anos e comandava com toda sua força a produção da Fazenda Várzea dos Gatos, em Jeremoabo, interior baiano. Destaca-seque a importância de Joãozito vai além da pecuária bovina: o criador ajudou a evitar a extinção da raça caprina Canindé e venceu desafios na criação de gado leiteiro.
Não faltavam grandes admiradores de sua seleção, como os criadores Jonas Barcellos da Chácara Mata Velha; Felipe Picciani, do Grupo Monte Verde e Presidente da ACNB, e Pedro Novis, da Fazenda Guadalupe; entre tantos outros por todo o país que conheciam a história e o trabalho realizado por Joãozito.
Com este triste fato, houve mudança nos Grandes Campeonatos do Nelore na Feicorte 2011. Previstos para serem realizados na sexta-feira (17), eles foram antecipados na quinta-feira (16), encerrando assim os julgamentos da raça para que pecuaristas participantes e membros da diretoria da ACNB se desloquem ao sepultamento de Joãozito, que será realizado na sexta-feira (17) às 10h.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura