Nortox, maior fabricante nacional de agroquímicos, completa 70 anos de presença no campo

Empresa foi fundada no Norte do Estado do Paraná em 1954 por Osmar Amaral

15.04.2024 | 08:25 (UTC -3)
Publieitorial

PUBLIEDITORIAL

Em 1954, o Brasil tinha, segundo o IBGE, 57 milhões de habitantes, dos quais 2,8 milhões viviam no Paraná. O café era uma das grandes fontes de riqueza. Só no Paraná, eram mais de 560 mil hectares e uma produção de mais de 340 mil toneladas. Foi nesse cenário que um jovem empreendedor chamado Osmar Amaral fundou a Nortox, no dia 14 de abril, no município de Apucarana. A empresa nasceu com apenas um produto no catálogo, destinado a combater a broca que ameaçava os cafezais.

Ao completar 70 anos, a Nortox, hoje com a sua sede no distrito de Aricanduva, município de Arapongas/PR, é o maior fabricante nacional de agroquímicos e também a única empresa brasileira do agro atuando em três plataformas de negócios (defensivos, micro fertilizantes granulados e sementes híbridas de milho e sorgo). “A Nortox tem uma trajetória que se caracteriza por andar sempre ao lado do agricultor, com um time de campo altamente qualificado e uma estrutura na retaguarda que garante produtos e serviços de altíssima qualidade”, afirma o Diretor Administrativo Roberto Amaral.

O DNA da empresa continua sendo o agroquímico e cada setor vem contribuindo para que ela esteja na vanguarda, garantindo soluções competitivas e seguras para o agricultor. “A grande contribuição da área comercial nos últimos anos foi a de formar um portfólio de produtos exclusivos, como o fungicida Scudeiro e o herbicida Arkeiro, lançados recentemente e muito bem recebidos pelo mercado”, afirma João Marcos Ferrari, Diretor Comercial. Os dois produtos tiveram eficácia comprovada em mais de 20 instituições de pesquisa do Brasil, nas consultorias e nos ensaios cooperativos. “A Nortox não vende ativo. Ela vende solução para o agricultor. Dentro desse princípio, nós testamos todas as possíveis combinações para chegar ao melhor produto”, acrescenta Ferrari

A inovação também está no DNA da Nortox. A empresa inovou, por exemplo, quando ainda na década de 70 iniciou e dominou a síntese de Trifluralina no Brasil. E também na década de 80 quando quebrou a patente de síntese e produziu o herbicida Glifosato no país, reduzindo custo e concorrendo de forma direta para viabilizar o plantio direto. As inovações não pararam. Ao lançar a Akcelo, por exemplo, a Nortox foi uma das primeiras do segmento a apostar numa plataforma que permite ao usuário cadastrado acessar o portfólio completo da empresa, tudo 100% online e 24 horas por dia.

Sustentabilidade

Em matéria de sustentabilidade, a Nortox também é referência no seu segmento. Somente em 2023, a empresa deixou de utilizar cerca de 1.300 toneladas de óleo BPF (derivado de petróleo) para utilizar cerca de 11.500 metros cúbicos de madeira de reflorestamento, suprindo assim a necessidade atual de produção de vapor. Além desta substituição ser mais viável economicamente, ela tem o benefício de ser uma fonte renovável e sustentável. Essa utilização de madeira pela Nortox, substituindo o óleo BPF, foi possível através da produção de madeira de reflorestamento assegurada pela sua investida, a Cedro Vermelho Agroflorestal Ltda, que detém cerca de 427 ha de áreas sob gestão destinadas ao cultivo de eucaliptos e cedro australiano.

A Nortox também patrocina projetos socioambientais como o Olho D’Água, uma parceria com as cooperativas Cocari (de Mandaguari/PR) e Coopercitrus (Bebedouro/SP) que já restaurou mais de 1.200 nascentes. O projeto recebeu o selo do Instituto Chico Mendes e foi premiado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Também patrocina o Projeto Escola de Velas (Florianópolis/SC), o Projeto Crescer (Arapongas/PR), a Orquestra de Jovens de Nova Mutum (MT) e a Equipe de Futsal de Apucarana (PR), beneficiando mais de 1.500 crianças e jovens com educação, esporte e cultura.

“Nortox. Ontem, hoje e sempre na agricultura do amanhã”. Esse é o tema da campanha de comunicação da empresa para este ano. “É o momento de refletirmos sobre os caminhos que nos trouxeram até aqui e também sobre os novos desafios e o papel que a Nortox ocupa hoje no mercado”, afirma Lucas Morais, Coordenador de Marketing – Comunicação.

Seu Osmar partiu no dia 08 de outubro de 2020, aos 95 anos. Convidado certa vez a fazer um balanço sobre a sua trajetória à frente da Nortox, ele assim resumiu: “O sentimento é um só: o do dever cumprido”. Seu legado é até hoje a grande inspiração para a Equipe Nortox seguir firme na busca permanente da superação.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024