Expoagro Afubra contará com a tecnologia Ihara para o fortalecimento da agricultura familiar no país
Escolhida por processo seletivo feito pelo Mapa e Ministério das Relações Exteriores (MRE), Andrea Curiacos Bertolini, é nomeada adida agrícola da China. A indicação oficial da presidenta da República, Dilma Roussef, foi publicada no Diário Oficial da União, na última semana.
Os adidos agrícolas desenvolvem atividades em postos internacionais no que diz respeito a temas sanitários e fitossanitários. De acordo com o secretário de relações internacionais do Mapa, Célio Porto, o papel do adido no exterior é de extrema importância para o agronegócio. “Além de defender os interesses do Brasil, os adidos também atuam na identificação de novos mercados e destinos para os produtos do nosso País”, disse.
O processo seletivo feito pelo Mapa e MRE, em 2012, examinou 17 candidatos à vaga. O secretário Célio Porto, que também preside a Comissão de Seleção de Adidos Agrícolas do Mapa, acredita que, com a nomeação da nova adida, o Brasil pode dar continuidade ao diálogo com autoridades chinesas. “A China é o principal parceiro do agronegócio brasileiro e precisamos retomar alguns assuntos pendentes”, ressaltou.
Entre os assuntos em pauta estão: a aprovação de sementes de soja geneticamente modificadas – já aprovadas no Brasil e outros países -, e a habilitação de novos estabelecimentos para a exportação de carne.
Andréa Curiacos Bertolino é graduada em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP), concluiu o mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de São Paulo – ESALQ e o doutorado em Química de Alimentos pela Université de Nantes, trabalhando com o Institute National de Recherche Agronomique, na França.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura