Ninfa coloca o manejo da cigarrinha do milho em risco

Uso incorreto de defensivos e dificuldade no monitoramento colaboram com explosões de população da praga

09.02.2023 | 18:35 (UTC -3)

O Manejo Integrado de Pragas é a principal ferramenta para combater a cigarrinha do milho, inseto vetor do Complexo de Enfezamento, que pode reduzir em mais de 70% a produção de grãos em plantas suscetíveis, segundo a Embrapa. Entre as ações, estão a eliminação do milho tiguera, o tratamento de sementes e a aplicação de defensivos. Entretanto, os hábitos das ninfas da cigarrinha dificultam o controle químico e favorecem a explosão de infestação nas lavouras.

A cigarrinha tem a capacidade de depositar aproximadamente 14 ovos por dia, podendo colocar mais de 600 ovos durante os seus 45 dias de vida. Além dessa grande quantidade, a praga possui uma técnica específica para proteger os ovos ao longo do ciclo.

“A cigarrinha tem a habilidade de descolar a epiderme adaxial da folha (película ou cutícula) e depositar os ovos diretamente no tecido celular parenquimático, geralmente próximo da nervura central, cobrindo os ovos novamente com essa película. Dessa forma, ela protege os ovos inclusive dos defensivos que serão aplicados. Isso é conhecido como oviposição endofítica”, comenta o especialista em cultura do milho da Bayer, Paulo Garollo (assista mais no vídeo acima).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro