A mostra Guritiba, destinada ao público infantil, chega a 11ª edição no 28º Festival de Curitiba. A programação vai além dos palcos e se estende ao longo do ano para garantir um alcance maior na missão do Festival que é formar plateias e deixar um legado cultural e de sustentabilidade para toda a sociedade com o Programa Guritiba.
O objetivo é realizar ações mensalmente, oferecendo atividades com foco principal no público infanto-juvenil de baixa renda da cidade de Curitiba e Região Metropolitana. A programação conta com apresentações de espetáculos e ações formativas, que vão de oficinas a ações sociais que envolvem educadores, alunos de escolas públicas e pais. Outra vertente é possibilitar a contratação de artistas locais e contribuir com a produção cultural no Brasil.
A New Holland Agriculture e o Banco CNH Industrial, marcas da CNH Industrial patrocinam a iniciativa e se envolvem diretamente na programação. Algumas das escolas sociais, contempladas pelo programa para receber os espetáculos, são indicadas pelas empresas patrocinadoras. “Somos parceiros e incentivadores de longa data do Festival de Teatro de Curitiba e nos últimos anos optamos por apoiar especialmente o Programa Guritiba, que foca nas ações sociais, oferecendo experiencia cultural e ações formativas para crianças carentes diretamente nas escolas, também em torno do CIC, onde fica nossa fábrica e sede do Banco”, informa a gerente de Marketing e Comunicação do Banco CNH Industrial, Marianna Fernandes.
Em 2018, mais de oito mil crianças foram atendidas pelo programa Guritiba, em 31 instituições de cinco municípios da região da capital paranaense. Nas escolas sociais foram 336 alunos, 200 educadores atendidos em ações formativas e 66 famílias foram beneficiadas em 25 ações chamadas de “cultura em família”.
A CNH Industrial entende que tem a responsabilidade social de promover o desenvolvimento e crescer junto com as comunidades onde está inserida. “Temos diversas iniciativas nesse sentido e patrocinamos o Festival desde 2013. No ano passado, foi integrada ao evento essa proposta social, por meio das atrações do Guritiba, e nos identificamos por estar diretamente alinhada aos nossos valores”., declara a especialista em sustentabilidade da CNH Industrial, Erika Michalik.