Em evento, Ministra fala sobre estratégias para aumentar margem de lucro do produtor rural
Ministra afirma que a competitividade da agropecuária brasileira precisa melhorar
Para apresentar soluções de seguros e estar mais próxima dos produtores rurais na região centro-oeste do país, a BB Seguros estará presente, por mais um ano, na Tecnoshow, evento que acontece de 08 a 13 de abril na cidade de Rio Verde, em Goiás (GO).
Dirigida a produtores rurais e profissionais e empresários do campo, a feira é considerada uma das principais do país e reúne seguradoras e as principais instituições financeiras que têm participação no desembolso do Plano Safra ou operam com linhas de crédito especiais para financiamentos de máquinas, implementos agrícolas e demais produtos comercializados na feira.
Para a BB Seguros, que tem na Brasilseg o apoio para as operações de seguros do Banco do Brasil, o evento é mais uma oportunidade de apresentar os produtos de seguros rurais de que dispõe, assim como as soluções financeiras das quais o Banco do Brasil, no agronegócio, é o maior provedor e parceiro do produtor rural.
“Atualmente, oferecemos um leque diversificado de produtos, com seguro nas modalidades agrícola, faturamento, benfeitorias e produtos agropecuários, penhor rural, florestas e vida do produtor rural. Queremos reforçar a disponibilidade dessas soluções ao mercado, uma vez que o cenário atual demonstra amadurecimento do setor em relação a gestão de risco e o aumento da consciência dos produtores sobre a importância da proteção” explica Paulo Hora, superintendente técnico de seguros rurais da Brasilseg, empresa da BB Seguros.
Para evidenciar a importância e o papel social do seguro e o retorno que traz para o equilíbrio econômico do produtor e das economias locais, será feita durante a Tecnoshow a entrega de cheques simbólicos a produtores rurais segurados da companhia e que tiveram perda do faturamento em função das intempéries climáticas desse ano. Somente no estado de Goiás, a Brasilseg estima indenizar mais de 200 milhões, valores esses que estão sendo apurados com o fim da colheita da safra verão 18/19.
Destaques da BB Seguros
Um dos produtos mais sofisticados do portfólio da companhia é o seguro BB Seguro Agrícola Faturamento, que oferece proteção contra perdas causadas por intempéries climáticas e os riscos de variações de preços e de câmbio.
Trata-se de uma modalidade de seguro que tem como proposta uma indenização mais abrangente, justamente por incluir a variação do preço da commodity na época da colheita.
“O produto é uma demanda cada vez maior do mercado, que está carente de produtos com cobertura mais ampla. Esse protege a receita que o produtor pretende ter”, explica Hora.
Atualmente, a seguradora trabalha com 12 culturas no seguro agrícola e, no seguro de faturamento, desde 2010 com soja e milho e, desde 2014, com café.
“Temos uma enorme responsabilidade no programa de seguro agrícola por sermos líderes de mercado e segurarmos uma extensa área com culturas plantadas nas safras de verão e inverno. São mais de 60 mil apólices distribuídas em propriedades por todo o país, e estamos investindo bastante na construção e um modelo que será fundamental para a gestão dos seguros rurais no futuro”, destaca o executivo.
Para o segundo semestre de 2019, a seguradora estuda ampliar o produto de faturamento incluindo a cultura do milho 2º safra. Também está previsto o lançamento do seguro faturamento para pecuária, inédito no mercado.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura