Especialistas em ciência e no Agro se reúnem em São Paulo para lançamento do Conselho Científico para Agricultura Sustentável
A Nestlé lança no Brasil o Nescafé Plan, projeto global que reúne os compromissos da empresa com o plantio, a produção e o consumo de café. A implementação do plano terá início na cidade de Águia Branca, no Espírito Santo, em solenidade realizada hoje (20/10), com o anúncio da distribuição de um milhão de mudas a produtores locais, juntamente com parceiros da região. A Nestlé é uma das primeiras empresas no Brasil a criar uma unidade 4C (Código Comum para a Comunidade Cafeeira) de café conilon. A estrutura que está sendo desenvolvida envolve produtores, comerciantes, cooperativas, transportadoras e toda a cadeia do café, com o objetivo de estimular a adoção das práticas sustentáveis em conformidade com a verificação internacional 4C.
Serão beneficiados inicialmente em torno de 70 produtores do município de Águia Branca e região, que receberão ainda assistência técnica para acompanhamento da evolução das mudas. Desenvolvidas pela Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), as mudas da variedade Vitória têm alta produtividade, são mais resistentes a pragas, proporcionam uniformidade na maturação dos frutos e tamanho dos grãos, entre outros benefícios que auxiliarão os agricultores a formar novas lavouras e substituir as já existentes, renovando suas plantações e aumentando a produção na área já existente, com o consequente aumento de renda das propriedades. A Nestlé espera concluir a distribuição de um milhão de mudas até 2012.
O objetivo do projeto é fomentar o desenvolvimento de produtores locais de café conilon e criar um novo paradigma nos meios de produção deste tipo de produto no Brasil, atendendo a especificações de sustentabilidade. Ao atingir esta meta, a Nestlé incentivará o aumento da participação do País na produção mundial de café conilon com estas características.
“O Nescafé Plan está inserido no conceito da Criação de Valor Compartilhado, plataforma mundial de responsabilidade social da Nestlé. Trabalhando em conjunto com os produtores, comerciantes e viveiristas, incentivamos a produção de café 4C no Brasil e garantimos uma matéria-prima de qualidade para os nossos produtos. Ou seja, estamos compartilhando o valor agregado do produto final com a comunidade do Espírito Santo e o consumidor, fomentando toda a cadeia produtiva”, explica Ivan Zurita, presidente da Nestlé no Brasil.
O projeto já foi implantado pela Nestlé com sucesso em países como México, Tailândia, Filipinas e Indonésia. O NESCAFÉ Plan tem o apoio da Rainforest Alliance em boas práticas de produção e da 4C Association como verificador. A meta global, que inclui o plano no Brasil, é distribuir 220 milhões de mudas aos produtores até 2020. A Nestlé tem como objetivo atingir a compra de 180 mil toneladas de café 4C em 2015.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura