Câmara de Flores debate Plano Agrícola e Pecuário 2009/2010
A seleção de nelore de Sidnei Tomé conquistou, durante o Ranking Nacional da ACNB 2007/2008, o total de 126 premiações em 17 exposições nas quais participou durante o período, realizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
Sidnei ficou posicionado em 105º lugar no Ranking nacional de Criadores (que reúne um total de 335 em todo Brasil), e em 76º lugar no Ranking de Expositores (que reúne 385 expositores). Para ele, este resultado confirma uma das fases mais positivas vivenciadas pelo seu plantel “Estes resultados são sinais da evolução da nossa seleção, que está acontecendo devido a um trabalho realizado com muita dedicação e seriedade e, também, é fruto dos investimentos em genética de qualidade”, avalia Sidnei.
Segundo Sidnei, durante o ano-calendário 2008, o time de pista da Nelore Tomé foi composto por 16 animais escolhidos a dedo pessoalmente por ele em conjunto com sua equipe, cujas participações foram revezadas nas exposições, de acordo com o perfil de cada uma delas. “Durante a 13ª FAPI de Itararé, por exemplo, participamos com 13 animais e conquistamos 5 prêmios importantes, entre eles o Grande Campeonato de Machos com o Touro Belíaco do Tomé. Já durante a 37ª Expoinel, em Uberaba/ MG, levamos 4 animais do nosso time, mas o touro Belíaco do Tomé trouxe para o nosso plantel o título de Reservado Campeão Junior Menor, em uma exposição tão conceituada e de pista muito competitiva”, ele avaliou.
Belíaco do Tomé, aliás, foi a principal estrela do plantel da Nelore Tomé em 2008. Das 09 Exposições das quais participou, ele premiou nas nove, fechando o ano no Ranking Nacional de Macho Jovem em 24º Lugar. “Este touro é uma grande promessa para as pistas de 2009”, adiantou Sr Sidnei. O touro Belíaco do Tomé, nascido em 25.08.07 é filho de Helíaco da Java com Amiga TE Columbus, e tem em sua genealogia paterna Fajardo da GB e Visual da Zeb VR, dois animais bastante conceituados no mercado.
“Nosso projeto para o próximo ano é continuar firme com nossa presença nas principais exposições agropecuárias, principalmente as que já participamos este ano. Vamos trabalhar na seleção e no melhoramento genético dos nossos animais com afinco, pois o objetivo é contribuir com a raça Nelore com o que há de melhor no nosso plantel”, ele complementou.
A agenda de leilões da Nelore Tomé também foi bastante movimentada em 2008. No total, os animais do plantel foram ofertados em 14 remates através da comercialização de 23 lotes, entre animais e prenhezes. As linhagens ofertadas disponibilizaram as principais solicitadas pelo mercado Nelorista atualmente: Pinah da Fort VR, Flor de Liz, Riyaza MJ do Sabia, Badalada da 3R, Betina MJ do Sabia, Valenciana MJ do Sabia e Opera da S. Cruz. Entre as aquisições, Sidnei comenta que a Nelore Tomé investiu em aproximadamente 10 leilões. “Para adquirir nossos animais, procuramos ficar atentos às necessidades de mercado e, também, às características apresentadas pelos animais”, ele explicou, concluindo: ”Alguns dos lotes que arrematamos são os animais Deusa da Noho, Doriana da Noho, Betina do Vergel e Conchita I da ABC, entre outros que certamente serão destaques muito importantes no nosso plantel”.
O plantel Nelore Tomé está sediado na Fazenda Santa Eliza e é comandado pelo selecionador Sidnei Tomé, empresário do setor de brinquedos infantis. A fazenda localiza-se em Itapetininga/ SP. Sidnei Tomé norteia sua seleção através da aquisição de doadoras de famílias de genética superior e seu time de pista, composto por animais de destaque. Para obter mais sobre os animais da Nelore Tomé, visite o novo site da Nelore Tomé: www.neloretome.com.br ou do telefone (15) 3261–9595 falar com Jairo, ou ainda por email contato@neloretome.com.br
Fonte: Matriz da Comunicação Assessoria - (15) 3211-6446
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura