Produção de fertilizantes tornou-se estratégica
No ano em que completou dez anos de história, o programa Nelore Qualitas de melhoramento genético trouxe muitas novidades aos criadores da principal raça de gado de corte do Brasil. Resultados impressionantes da iniciativa, que hoje reúne animais de 24 propriedades espalhadas pelo país, foram divulgados durante 2010. “Após compilarmos as informações de ganho de peso dos animais avaliados ao longo destes 10 anos de história, nos surpreendemos com a evolução do desempenho proporcionado pelo sistema de seleção aplicado.
Aumentamos o peso aos 7 meses de 185kg para 205Kg, quando a média nacional não chega a 170Kg. O peso aos 18 meses evoluiu de 320Kg para 372Kg, quando a média é de cerca de 270Kg. Só essa evolução de peso representou 260.000 Kg a mais de carcaça ou cerca de R$ 870.000,00 a mais em valor para os participantes do programa”, comemora Leonardo Souza, que junto com Émerson de Moraes dirige a Qualitas Agronegócios, empresa responsável pelo Nelore Qualitas.
O Sistema de Seleção Nelore Qualitas se baseia na identificação individual e acompanhamento dos animais. E se inicia com o acasalamento planejado de todas as matrizes, sob a coordenação da PROGÊNIE, empresa parceira especializada, que possui a melhor solução para projetar os acasalamento que trarão maior ganho genético para o rebanho. Os pesos dos animais são coletados no nascimento, na desmama e aos 18 meses de idade. O perímetro escrotal é coletado nos machos aos 15 meses. Entre fevereiro e março, é realizado um dos principais diferenciais do Programa Nelore Qualitas, a avaliação visual de cada um dos animais pelos diretores Leonardo e Émerson. São 17 características morfológicas que definirão se o animal está apto ou não a permanecer no rebanho.
Qualquer defeito que comprometa o desempenho produtivo e/ou reprodutivo é identificado e utilizado para descartar o animal do rebanho. É a primeira “peneira” de seleção. A segunda ocorre após a avaliação genética que a partir de maio de 2010 foi colocada à cargo da equipe da professora Lúcia de Albuquerque Galvão da Unesp de Jaboticabal (SP), responsável pela execução das avaliações genéticas e desenvolvimento de pesquisas com as informações do Nelore Qualitas.
Prévias destes resultados foram apresentadas em 2010 durante eventos como o Enipec, a Feicorte, a Expogenética e o Interconf. Além disso, a Fazenda Capivara de Piacatu (SP), que possui um rebanho excelente, mostrou em seu 8º Dia de Campo, a sua evolução comprovada pela excelente qualidade dos animais apresentados a mais de 300 participantes. No mês de setembro outro Dia de Campo ocorreu na Fazenda Santa Rita da Aldeia em Porto Estrela – MT, com a participação do Prof. Moarcir Corsi da ESALQ – USP de Piracicaba (extraordinário parceiro também no evento da Fazenda Capivara), os consultores e pesquisadores Danie Bosman da África do Sul e Robert Herd da Austrália. Novamente, um público de mais de 300 pessoas se impressionou com o rebanho Nelore Qualitas.
Sandra Lima
Contato Com
(15) 3326-3331
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura