Em julho, movimentação nos Portos do Paraná cresce 6,5%
Entre as cargas com maior volume estão a soja em grão, farelo de soja e milho
A agtech brasileira Vega Monitoramento apresenta no Congresso Andav 2025 o lançamento da Grain Station, uma central de inteligência voltada ao monitoramento e à rastreabilidade da cadeia de grãos. O evento, que ocorre de 5 a 7 de agosto no Transamerica Expo Center, em São Paulo, reúne os principais nomes da distribuição agrícola da América Latina.
Desenvolvida com tecnologias de ponta, a nova plataforma combina inteligência artificial, dados geoespaciais e sensoriamento remoto para oferecer uma visão integrada da produção, do armazenamento e da comercialização de grãos. A proposta da Vega é ampliar a previsibilidade, a segurança e a sustentabilidade nas operações do agro.
“O Grain Station é mais do que uma plataforma. É uma central de inteligência para o agronegócio. Com ela, queremos dar mais previsibilidade, segurança e sustentabilidade à cadeia de grãos, do campo à comercialização”, afirma Alexandre Rodrigues (na foto), CEO da Vega Monitoramento.
A solução integra variáveis ambientais, produtivas e climáticas em um único ambiente digital, permitindo decisões mais ágeis e alinhadas às exigências de mercado por rastreabilidade e conformidade socioambiental.
Fundada em 2018, a Vega Monitoramento é uma agtech do Grupo Imagem especializada em inteligência territorial para o agronegócio. Atualmente, a empresa monitora mais de 4,5 milhões de imóveis rurais e cerca de 48 milhões de hectares, com mais de 5 milhões de análises de conformidade socioambiental realizadas.
Desde 2021, a Vega atua no programa Parceria Sustentável da Bunge, rastreando a origem da soja nos canais indiretos do Cerrado brasileiro por meio da plataforma LYRA, que combina IA, sensoriamento remoto e auditoria do Bureau Veritas. Agora, com o Grain Station, a empresa amplia sua atuação com foco específico na cadeia de grãos.
O Congresso Andav se consolidou como um dos eventos mais relevantes para o setor de distribuição de insumos agrícolas na América Latina. Além de reunir 250 marcas expositoras e cerca de 15 mil profissionais do setor, o evento é um espaço estratégico para lançamentos de tecnologias e fortalecimento do networking.
“Escolhemos lançar o Grain Station na Andav 2025 justamente por sua relevância no setor. Convidamos todos os visitantes a conhecer a solução em nosso estande (B21)”, reforça Rodrigues.
Com o lançamento da Grain Station, a Vega Monitoramento reafirma seu compromisso com a inovação, rastreabilidade e sustentabilidade no agronegócio brasileiro, contribuindo para cadeias produtivas mais eficientes e alinhadas às demandas do mercado global.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura