Multissítio da Nufarm mostra controle da doença em mais de 40 ensaios realizados nas safras 2015-16 e 2016-17

Adoção média de fungicidas protetores saltou de 6% para 38% da área de soja nas últimas safras

11.04.2018 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

A equipe técnica da australiana Nufarm divulga nas áreas de soja os resultados a campo obtidos com a aplicação de seu fungicida multissítio Manfil no tratamento da ferrugem asiática. Segundo a empresa, o produto mostrou controle eficaz da doença em mais de 40 ensaios de rede, da Embrapa, realizados nas duas últimas safras. Formulado à base do ingrediente ativo mancozeb, Manfil tem formulação WP e se apresenta como o mais concentrado produto do gênero comercializado no Brasil.  

De acordo com a gerente de fungicidas e adjuvantes da Nufarm, a engenheira agrônoma Carulina Oliveira, a formulação WP de Manfil proporciona a diluição homogênea do produto. “O resultado na aplicação é uma cobertura mais uniforme nas folhas, que ficam inteiramente protegidas aos ataques de patógenos”, explica a gerente.

Dados da consultoria Spark publicados no final de 2017 apontam que a adoção média de fungicidas protetores, como o Manfil, saltou de 6% para 38% da área de soja brasileira entre as safras 2014-15 e 2016-17. Segundo o levantamento, a demanda por esses produtos cresceu frente ao aumento da dificuldade de o produtor controlar a ferrugem asiática nas lavouras, associada, sobretudo, à redução do desempenho dos chamados fungicidas tradicionais (sistêmicos).

Segundo especialistas, em virtude da agressividade da doença, as pulverizações com esses produtos durante a safra têm sido feitas em intervalos de 10 a 15 dias. “Em algumas regiões são necessárias até seis aplicações”, assinala a engenheira agrônoma Carulina Oliveira.

“O manejo integrado da doença, pela rotação de fungicidas com diferentes ingredientes ativos e modos de ação, é a melhor alternativa conhecida nos dias de hoje para manter sustentável a produção de soja brasileira”, afirma a executiva. “Para ser eficiente, essa prática deve contemplar o uso de fungicidas sistêmicos aliados ao multissítio, em todas as aplicações”, reforça ela.

A gerente da Nufarm ressalta que o fungicida multissítio Manfil apresenta amplo espectro de ação, ou seja, controla ainda outras doenças da soja, incluindo crestamento foliar, mancha-alvo e mancha-parda. “Trata-se de um fungicida de alta concentração, que transfere mais vigor às plantas e reduz a fitotoxicidade causada pelos produtos sistêmicos”, resume Carulina Oliveira. Além de Manfil, diz a executiva, o portfólio da Nufarm para o tratamento da ferrugem é formado pelos produtos Carbomax 500 SC, Monaris e Rivax.


Compartilhar

LS Tractor Fevereiro