MT pode economizar frete utilizando a Teles Pires/Tapajós

11.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

O Movimento Pró-Logística, de Mato Grosso, realiza hoje (12/11), em Brasília, o Fórum sobre a Navegabilidade da Hidrovia Teles Pires/Tapajós. O evento ocorre na Confederação Nacional dos Transportes, das 8h às 13h. Com a operacionalização da Hidrovia Teles Pires/Tapajós, o custo do escoamento da produção de grãos na área de abrangência desse modal de transporte será reduzido em quase US$ 1 bilhão por ano, representando uma economia de 70% nos gastos com transporte.

A área de atuação direta da hidrovia alcançará 38 municípios apenas em Mato Grosso que, juntos, concentram 43% da produção de grãos do estado.

O Movimento foi criado em agosto por entidades do setor agropecuário, da indústria, do comércio e prestação de serviços e da sociedade civil organizada com objetivo de buscar junto à União e ao Legislativo, a efetivação de projetos que equacionem os problemas de logística e transportes de Mato Grosso com a implantação de modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e dutoviário.

O Movimento Pró-Logística é composto pela Famato (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso), Fecomércio (Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso), Fiemt (Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso), Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso), Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão), AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios), Crea/MT (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), Frenlog Federal (Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem) e Frenlog Estadual e Instituto Ação Verde.

Sandra Pinheiro Amorim,

Andréia Coutinho,

Assessoria de Comunicação

Aprosoja - Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025