CAE da Embrapa Agropecuária Oeste elege presidente e define estratégias
A pecuária brasileira acelera a modernização tecnológica para aperfeiçoar o controle sanitário e ampliar seu acesso aos mercados. Um novo e importante passo acaba de ser dado com o relançamento da RB-51, primeira vacina contra brucelose aprovada para aplicação em novilhas e vacas adultas.
A MSD Saúde Animal, em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), promove a palestra ‘Uso da Vacina RB-51 no Controle da Brucelose Bovina’, no próximo dia 19 de março, em Alta Floresta (MT), na Sala da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), às 19h.
O Gerente Técnico de Pecuária da MSD Saúde Animal, Sebastião Faria, afirma que essa palestra faz parte de um cronograma para o retorno efetivo da vacina RB-51 como ferramenta do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT). “O Indea destacou a necessidade de atualizar os médicos veterinários sobre o uso da RB-51”, lembra Faria.
Causadora de abortamentos, nascimento de bezerros fracos, retenção de placenta e infertilidade, a brucelose produz grandes perdas econômicas devidas à redução da eficiência reprodutiva. Na saúde pública, destaca-se como uma zoonose - doença transmitida de animais para seres humanos - que acomete principalmente pessoas que trabalham com bovinos, como vaqueiros e veterinários.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura