MS Safra 2026/27: plantio da soja inicia no estado

Condições de umidade e clima contribuíram para o avanço das operações no campo, aponta a Aprosoja/MS

22.09.2026 | 15:53 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Crislaine Oliveira

O plantio da safra de soja 2026/27 começou em Mato Grosso do Sul. De acordo com a Aprosoja/MS, as operações alcançaram 1,5% da área projetada para o estado na última semana. O percentual corresponde a aproximadamente 73,1 mil hectares de uma área estimada em 4,874 milhões de hectares.

A projeção inicial aponta crescimento de 5,5% na área cultivada em relação ao ciclo anterior. A produtividade média esperada é de 52,4 sacas por hectare, com produção estimada em 15,331 milhões de toneladas.

Segundo o analista técnico da Aprosoja/MS, Lucas Santana, as condições de umidade registradas ao longo da semana favoreceram o avanço das operações, principalmente nas regiões sul e centro do estado. Neste início de safra, a recomendação é que os produtores considerem as condições de solo e a janela operacional antes de ampliar a semeadura.

“Com o avanço das chuvas, a tendência é de ampliação das áreas semeadas nas próximas semanas, mas a tomada de decisão deve considerar as condições específicas de cada propriedade”, avalia.

Dados históricos do Siga-MS, projeto da Aprosoja/MS, mostram que a maior concentração do plantio da soja ocorre entre outubro e novembro. Nos últimos cinco anos, aproximadamente 83% da área foi semeada entre 17 de outubro e 14 de novembro.

A orientação técnica neste momento é acompanhar a evolução das condições de solo e clima antes de ampliar as operações. O objetivo é garantir condições adequadas para a implantação das lavouras e o estabelecimento inicial das plantas.

Colheita do milho segunda safra 2025/2026

A colheita do milho segunda safra 2025/2026 está próxima da conclusão em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Projeto Siga-MS, até 18 de setembro, 99,5% da área acompanhada já havia sido colhida.

O levantamento aponta que aproximadamente 2,194 milhões de hectares foram colhidos. A operação já foi concluída na região Norte, enquanto as regiões Centro e Sul registram médias de 99,5% e 99,4%, respectivamente.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp