MS recebe missão veterinária dos EUA em julho

24.06.2009 | 20:59 (UTC -3)

Missão veterinária do Governo dos Estados Unidos chega ao Brasil no dia 6 de julho com uma ampla agenda de auditorias a serem realizadas em laboratórios e unidades frigoríficas de todo o país.

Em Mato Grosso do Sul, os inspetores do FSIS/USDA (Food and Safety Inspection Service) vão auditar dois frigoríficos entre os dias 21 e 24 de julho. Durante o roteiro os técnicos serão acompanhados por fiscais federais e do Estado.

Segundo o assessor da área de carnes do Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários, Carlos Eduardo Tedesco, da Superintendência Federal da Agricultura no Estado (SFA/MS), “é uma inspeção de rotina, eles fazem isso anualmente – inclusive estiveram aqui no ano passado – apenas a título de manutenção da lista de unidades habilitadas (SIF) para aquele país”.

Ainda segundo Tedesco, atualmente quatro unidades no Estado estão habilitadas para o mercado americano com uma capacidade média de abate de 5 mil cabeças/dia (Friboi e Bertin - em Campo Grande, Bertin - em Naviraí e Marfrig - em Bataguassú), porém apenas como fornecedores de matéria prima, “pois eles [Estados Unidos] importam somente produtos industrializados (carne cozida ou enlatada)”. Sendo assim o volume abatido por essas unidades são industrializados em outras plantas, também habilitadas, e aí sim exportados para os Estados Unidos.

Para a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur), “as inspeções de manutenção são importantes, afinal ratificam a qualificação técnica e sanitária das indústrias frigoríficas, além da própria sanidade do rebanho – uma vez que são unidades fornecedoras de matéria-prima”, comenta.

As unidades a serem auditadas no Estado estão nos municípios de Bataguassú (Marfrig) e na Capital (Bertin). As visitas nessas unidades acontecem nos dias 22 (Marfrig), 23 e 24 (Bertin). De Mato Grosso do Sul o grupo segue para São Paulo, onde tem outras auditorias em municípios do interior. A reunião final acontece em 14 de agosto, também em São Paulo, quando os técnicos americanos retornam para Washington.

Cristiane Sandim

Assessoria de Imprensa Seprotur

(067) 3318-5053 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025