MPF/SP investiga corrupção de servidor do Ibama

02.02.2011 | 21:59 (UTC -3)

A Polícia Federal cumpriu nesta quarta-feira, 2 de fevereiro, quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal de Ribeirão Preto. Os mandados foram requeridos pelo Ministério Público Federal em Ribeirão Preto (SP) e fazem parte de uma investigação sobre possível corrupção e violação de sigilo funcional praticados por um servidor público do Ibama.

 

As apurações realizadas até agora indicam que o servidor público vazava informações sigilosas sobre fiscalizações do Ibama para a diretoria de uma usina de cana-de-açúcar. “O contato entre o diretor da usina e o servidor do Ibama era feito por um consultor ambiental”, informou o procurador da República em Ribeirão Preto André Menezes, responsável pelo caso. “Assim, a direção da usina ficava sabendo com antecedência sobre fiscalizações que seriam feitas”, explicou.

 

A investigação já contou com interceptações telefônicas judicialmente autorizadas, nas quais os investigados foram flagrados conversando sobre informações sigilosas do Ibama. O servidor investigado informava para a direção da usina qual seria a ênfase da fiscalização, explicitando que documentação seria exigida e o tipo de irregularidade que seria vistoriada.

 

As buscas ocorreram no Escritório do Ibama em Barretos e nas residências dos três investigados. O objetivo era apreender papéis, documentos e arquivos de computador que reforcem a prova de corrupção. Todo o material apreendido ainda será analisado pela Polícia Federal. Não há indícios de participação de outros funcionários da usina, nem de outros servidores do Ibama.

 

A depender do material colhido nas buscas, o MPF poderá entrar com ações penais na Justiça pedindo a condenação dos investigados por corrupção e por violação de sigilo funcional.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Procuradoria da República em São Paulo

(11) 3269-5068

ascom@prsp.mpf.gov.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro