Movimento Colmeia Viva foca no setor de distribuição de insumos

Movimento firmou acordo de cooperação com a Andav, a entidade representativa dos distribuidores de insumos agrícolas e veterinários

22.04.2020 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

A coordenação do Movimento Colmeia Viva quer encerrar o ano de 2020 com pelo menos 70% do canal de distribuição de defensivos agrícolas, sobretudo distribuidores e cooperativas, estimulados a compartilhar medidas de proteção a abelhas no ambiente rural.

Colmeia Viva é uma iniciativa do setor de defensivos agrícolas. O movimento tem por missões promover o uso correto de defensivos agrícolas, proteger aos cultivos e contribuir na garantia do direito básico à alimentação das pessoas. Respeito à agricultura, proteção às abelhas e ao meio ambiente sintetizam bandeiras perenes do Colmeia Viva, segundo explica Daniel Espanholeto, médico veterinário, especialista em uso correto e seguro do movimento.

“Temos por causa central aproximar a agricultura da apicultura, o agricultor do apicultor. A relação construtiva entre ambos é a chave da proteção eficaz dos cultivos e da preservação de abelhas”, resume ele.

Conforme Espanholeto, como parte das ações do Colmeia Viva direcionadas ao setor de distribuição, o movimento e a Andav - Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários - mantêm um acordo de cooperação. A entidade dos revendedores soma esforços para mobilizar suas associadas na difusão de serviços prestados a agricultores e apicultores.

Presidida pelo engenheiro agrônomo Paulo Tibúrcio, executivo com 35 anos de carreira no agronegócio e passagem por grandes empresas do setor, a Andav também está à frente de iniciativas próprias com vistas à aplicação correta de defensivos agrícolas. Mantém, por exemplo, uma plataforma inovadora de Educação Corporativa chamada EducAndav, entre outras ações.

Segundo o executivo, que já foi agricultor e exerceu postos de liderança na área ambiental de grandes companhias, o Receituário Agronômico deve trazer em seu conteúdo orientações e medidas-chave para proteger abelhas nas aplicações de produtos. “A Andav incentiva o distribuidor a orientar ao agricultor sobre abelhas desde o momento da venda até a entrega de produtos. A construção de uma agricultura mais sustentável é o princípio da longevidade das associadas Andav”, resume Tiburcio.

Ainda conforme seu presidente executivo, a Andav estimula o distribuidor a recomendar o serviço de Assistência Técnica Colmeia Viva.

“Este é um canal gratuito. Orienta agricultores, apicultores e prestadores de serviços sobre a relação entre agricultura, apicultura e defensivos agrícolas”, exemplifica Rhaissa Michievicy, engenheira agrônoma, analista de uso correto e seguro do Colmeia Viva. Ela acrescenta que pelo telefone 0800 771 8000, o movimento presta atendimento técnico especializado e viabiliza programas de treinamento a agricultores, apicultores e empresas do agro, inclusive em nível de campo.

u

De acordo com Rhaissa Michievicy, outra ferramenta considerada estratégica pelo movimento é o Colmeia Viva APP, um aplicativo gratuito disponível nas lojas virtuais. “Agricultor e apicultor conversam em tempo real. O primeiro se cadastra, demarca área e avisa quando haverá aplicações de produtos. O segundo registra seu apiário e informa onde estão suas colmeias. Se estiver posicionado num raio de seis quilômetros da lavoura, o apicultor recebe um aviso e decide a melhor forma de proteção.”

Espanholeto e Rhaissa enfatizam que a expressiva redução nos relatos sobre mortalidade de abelhas aos canais do Colmeia Viva, medida no ano passado, se destaca entre os principais resultados do movimento desde seu início, em 2014. “Esse avanço é altamente relevante, fruto do reconhecimento da indústria sobre seu papel na integração entre agricultores e apicultores. Ações compartilhadas geram benefícios econômicos mútuos”, conclui Espanholeto.

Paulo Tiburcio, presidente executivo da Andav, assinala ainda que a entidade possui um canal direto com mais de 1,7 mil associados. “O distribuidor é um extensor de tecnologia e de boas práticas agrícolas. Por intermédio dele, a Andav também fomenta a formalização da atividade apícola em todo o Brasil. Esta medida é essencial na construção de uma relação cada vez mais produtiva e sustentável entre agricultura e apicultura.”

São alvos prioritários do Colmeia Viva áreas agrícolas da Bahia, de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Agricultores e apicultores desses locais, e de outras partes do País, podem baixar gratuitamente no site do movimento o Manual de Boas Práticas Colmeia Viva. Acesse: www.colmeiaviva.com.br

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024