Cenário de mercado de milho permanece favorável ao produtor
Mesmo com maior safra, alta demanda deve garantir preços rentáveis ao produtor de milho
O açúcar foi o grande destaque na movimentação de cargas no Porto de Santos em janeiro, com crescimento de 37,2%, somando 1,2 milhão de toneladas, se comparado ao mesmo período de 2022. A commodity foi o destaque entre as cargas de exportação, acompanhada pelo milho que também apresentou bom desempenho, totalizando 1,4 milhão, um crescimento de 43,2%. O desempenho dessas cargas elevou em 0,9% o movimento de granéis sólidos.
O movimento geral em janeiro alcançou 10,1 milhões de toneladas, uma redução de 4,7% sobre o mesmo mês no ano passado (10,6 milhões de toneladas), período em que foi registrado o recorde histórico para janeiro. A queda foi determinada, principalmente, pela redução de 51% nos embarques para o complexo de soja e de 17,8% das descargas de fertilizantes. Dessa forma, janeiro/2023 se coloca como o segundo melhor resultado histórico para o primeiro mês do ano.
Os embarques atingiram 6,8 milhões de toneladas, queda de 4%, enquanto as descargas somaram 3,4 milhões de toneladas, redução de 6,1%.
O movimento de contêineres totalizou 352.855 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), uma redução de 8,1% sobre janeiro do ano passado (384.073 TEU), período em que foi registrado o recorde histórico para o mês.
O fluxo de navios registrou 399 embarcações, 2,8% superior a janeiro de 2022.
A participação do Porto de Santos na corrente comercial brasileira no primeiro mês do ano foi de 27,6%. Cerca de 24,4% das transações tiveram a China como país parceiro. O Estado de São Paulo permanece com a maior participação nas transações comerciais com o exterior por meio do Porto de Santos que atingiram 57,4%.
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Reduzir a dependência brasileira por fertilizantes, de 80% para 50%, até 2050, é o desafio do Plano Nacional de Fertilizantes, que vem sendo trabalhado pela Câmara Técnica de Insumos Agropecuários (CTIA)