Mosca-branca é capaz de roubar gene de defesa de plantas

Trata-se do primeiro exemplo conhecido de transferência natural de genes entre planta e inseto. Descoberta pode facilitar o manejo da praga

29.03.2021 | 20:59 (UTC -3)
Cultivar

Estudo divulgado pela publicação científica Nature aponta que a mosca branca, Bemisia tabaci pode ter roubado um gene de planta hospedeira, o que lhe permite neutralizar uma toxina que alguns vegetais utilizam para se auto defender do ataque de insetos.  Este seria o primeiro exemplo conhecido de transferência natural de genes entre planta e inseto.

Ainda não está claro o modo como a mosca branca teve acesso ao gene malonil transferase de glicosídeo fenólico, derivado de plantas BtPMaT1. Uma das hipóteses levantada pelos pesquisadores Jixing Xia, Zhaojiang Guo, Zezhong Yang, Haolin Han, Shaoli Wang, Haifeng Xu, Xin Yang, Fengshan Yang, Qingjun Wu, Wen Xie, Xuguo Zhou, Wannes Dermauw, Ted  Turlings e Youjun Zhang  é de que um vírus tenha intermediado o transporte de material genético da planta para o genoma do inseto. 

Ao mesmo tempo em que parece assustadora, a descoberta anima os pesquisadores pela possibilidade de abrir um novo caminho de manejo e favorecer o controle da praga. Isso porque a inibição de tal gene pode tornar a própria mosca branca vulnerável à toxina. 

A íntegra do estudo aqui.


Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro