Sistema de Certificação Sanitária é confiável, diz UE
Os visitantes da Expodireto poderão se informar sobre a 2ª edição do Prêmio Agroambiental Monsanto e assistir aos documentários As sementes de uma Vida Nova.
O Prêmio Agroambiental Monsanto é uma iniciativa para reconhecer trabalhos nas áreas de agronomia e ecologia, biologia e gestão ambiental, direito e inovação de pesquisadores e de alunos de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação (lato e stricto sensu).
Pesquisadores e estudantes podem se inscrever com propostas inéditas no Brasil e que ainda não foram aplicadas comercialmente. Podem ser dissertações, trabalhos de conclusão de curso, teses ou projetos de pesquisas, monografias, artigos e ensaios sobre os avanços da agricultura e da tecnologia, tendo como principal requisito o desafio de apresentar práticas inovadoras e levar as informações de maneira clara para a sociedade.
No estande da Monsanto na Cotrijal estarão disponíveis folhetos explicativos para os pesquisadores e estudantes. As inscrições podem ser feitas no site
até 16 de agosto.
O Prêmio Agroambiental Monsanto tem parceria da Sociedade Rural Brasileira (SBR) e da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Nesta edição, além dos prêmios, os vencedores recebem o Troféu Professor Ernesto Paterniani (1928 – 2009), uma homenagem ao professor, engenheiro agrônomo e pesquisador que prestou relevante contribuição nos campos da ciência e tecnologia com pesquisas dirigidas para a identificação e avaliação de variedades de milho e métodos de melhoramento de populações, tendo desenvolvido inúmeras variedades melhoradas, legando ao Brasil um dos mais importantes bancos de germoplasma de milho do mundo.
“A Monsanto sempre teve papel importante para o desenvolvimento tecnológico da agricultura, contribuindo para o aumento da produtividade das lavouras ao mesmo tempo em que diminui o impacto no meio ambiente. Queremos que o prêmio se torne uma referência e contribua para o desenvolvimento sustentável do agronegócio”, afirma Rodrigo Almeida, diretor de Assuntos Corporativos da Monsanto.
As Sementes de uma Vida Nova
Quem visitar a Cotrijal em 17 de março (quarta-feira) também terá a oportunidade de assistir aos documentários produzidos pela Monsanto sobre os benefícios que a biotecnologia proporcionou aos pequenos produtores de soja e milho.
Os ganhos com a facilidade de manejo e o aumento da produtividade poderão ser conferidos nos documentários As Sementes de uma Vida Nova. Idealizados pela Monsanto e produzidos pela CDI Comunicação Corporativa e pela agência de conteúdo Touareg, os vídeos mostram como a chegada das sementes geneticamente modificadas de soja e milho mudaram a rotina das famílias. “O Brasil já é o segundo maior produtor de transgênicos do mundo, e os vídeos revelam a importância da biotecnologia para melhorar a qualidade de vida dos agricultores e a expectativa de que novas tecnologias permitam produzir mais e conservar mais”, afirma André Dias, presidente da Monsanto do Brasil.
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de São Paulo, foram os cenários escolhidos para as gravações, que ultrapassaram 22 horas de depoimentos e imagens capturados. O material originou um vídeo sobre as duas culturas, com duração aproximada de 13 minutos e mais dois vídeos específicos para soja e milho, com imagens inéditas e duração estimada de seis minutos. A produção dos documentários, que levou dez meses, é o segundo trabalho em parceria das agências e da Monsanto, que em 2008 produziram os vídeos Catuti – A Semente da mudança e Do Sonho à Realidade.
“Esses documentários são exemplos concretos do compromisso da Monsanto no desenvolvimento de soluções agrícolas sustentáveis”, afirma Rodrigo Almeida. “Para nós, é motivo de muito orgulho reunir os agricultores para celebrar conquistas tão significativas como as que estão registradas nos vídeos,” completa.
A exibição dos documentários será às 12h30, no Auditório Central da Cotrijal. Quem quiser assistir novamente, os documentários estão disponíveis no site da Monsanto (
) e também no canal da Monsanto do Brasil no Youtube, (
).
A Expodireto acontece de 15 a 19 de março em Não-Me-Toque (RS).
Informações adicionais:
Fonte: CDI Comunicação Corporativa – (11) 3817-7925
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura