Monsanto conquista certificação internacional

18.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

Dois projetos ambientais desenvolvidos pela unidade da Monsanto de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior paulista, foram reconhecidos internacionalmente.

A fábrica, que produz a linha de produtos Roundup, é a primeira unidade da companhia fora dos Estados Unidos e a segunda empresa no Brasil a conseguir o certificado do Wildlife Habitat Council. A instituição americana sem fins lucrativos dá suporte e certifica empresas que desenvolvem projetos com foco em restauração do meio ambiente e de hábitats.

Vânia Gaddini, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da unidade, responsável pela organização e inscrição dos projetos, explica que a validação é obtida somente após se atender a rígidos critérios. “Os projetos devem estar em andamento há pelo menos um ano. Além disso, tivemos de comprovar as atividades de educação ambiental realizadas com alunos e seus pais por meio dos planos de aulas. A parceria com órgão público – Secretaria do Meio Ambiente – foi fundamental para comprovar a sustentabilidade das ações.”

A participação da comunidade é um dos critérios essenciais para a obtenção do certificado. Por isso, são realizadas diversas visitas de funcionários da fábrica, pais e estudantes da Brigada Mirim do Meio Ambiente, formada pelos alunos da Fundação Hélio Augusto de Souza, a Fundhas Monsanto, a essas áreas.

Camila Mutafi, engenheira e coordenadora de SGI (Sistema de Gestão Integrada) da unidade, foi uma das funcionárias que participaram das visitas à área de reflorestamento para o plantio de mudas. A última visita que fez ao local foi em março, acompanhada de cerca de 20 funcionários. “Acho importante que todos vivenciem e conheçam os resultados das ações. Tenho orgulho de participar do projeto e de ver que a Monsanto é uma empresa que se preocupa com o meio ambiente.”

Educação ambiental

A Revitalização da Área de Proteção Ambiental (APA) da fábrica é realizada em parceria com a Fundhas-Monsanto, organização sem fins lucrativos que garante os serviços sociais básicos a crianças e adolescentes. As crianças visitam os projetos e aprendem sobre a preservação do meio ambiente. O acompanhamento é feito pelos professores do Fundhas e por um técnico da Secretaria do Meio Ambiente.

Carlos Eduardo Arcanjo, assessor de Projetos da Fundhas, explica que cerca de 200 crianças e adolescentes já visitaram o projeto. Ao longo do ano são feitas de seis a oito visitas, nas quais os alunos têm a oportunidade de analisar o ambiente, a evolução das mudas e a qualidade da água da nascente. Para ele, os jovens aprendem melhor a educação ambiental na prática. “Os projetos atuam diretamente nos cidadãos do futuro, na próxima geração. A participação das crianças e adolescentes é muito importante, pois as ensina a ter responsabilidade ambiental.” Adriana Matsumura, gestora de unidade da Fundhas, complementa: “A parceria com a unidade agrega valores como conhecimentos específicos sobre a revitalização das nascentes e a preservação da área ambiental, sensibilização quanto à ética, responsabilidade, consciência ambiental, cidadania, protagonismo infanto-juvenil e qualidade de vida”.

A realização dessas atividades permitiu a inscrição dos projetos nas categorias educação ambiental Corporate Lands for Learning (Projetos de Educação Ambiental) e de revitalização de hábitats Wildlife at Work (Projetos ambientais com foco em revitalização da flora e hábitats). Para validar a eficácia dos projetos, a unidade de São José dos Campos recebeu, em agosto, a visita da bióloga do WHC Susan Reines. Durante dois dias, Susan visitou as áreas da APA e da Nascente, conversou com os agrônomos da Semea e também com os alunos e professores da Unidade Fundhas Monsanto. Dois meses depois da visita, a unidade recebeu a certificação nas duas categorias

A bióloga afirma que admirou a organização dos projetos. "Minha impressão é que o programa foi cuidadosamente planejado, com informações sobre as necessidades da comunidade e a paixão por fazer a diferença na vida dos alunos. Ao fornecer oportunidades para os jovens entrarem em contato com a natureza, o programa fortalece a próxima geração para cuidar dos incríveis recursos naturais do Brasil e criar comunidades saudáveis e sustentáveis.”

Susan ressalta a importância em ensinar os alunos que as ações deles impactam diretamente na qualidade da água que bebem, na beleza e na saúde dos ecossistemas que os cercam. Além disso, acha interessante a participação dos pais, que também visitaram os projetos. “Esta iniciativa ilustra a dedicação do time da Monsanto para a disseminação da ética na comunidade e oferece oportunidades para todas as pessoas experimentarem e apreciarem a natureza."

“Esta é uma importante certificação, pois mostra a seriedade e o direcionamento do trabalho para a sustentabilidade. Assim, é relevante não só para a fábrica de São José dos Campos, mas certamente para nossos funcionários, parceiros e para a comunidade em que estamos inseridos. A Monsanto do Brasil demonstra mais uma ação concreta de seu compromisso com o País”, declara Rogério W. Andrade, gerente geral da unidade.

Fonte e informações adicionais: Monsanto -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025