Multi Agro prepara novidades para edição 2010
Monitorar a lavoura é uma lição básica para quem lida com a terra. Mas a técnica é ignorada por alguns produtores rurais que acabam tendo prejuízos na lavoura com a infestação das pragas, ocasionada justamente pelo não acompanhamento do aparecimento de pragas.
Produtor rural que quer ter controle das pragas não pode, de acordo com Lúcia Vivan, entomologista da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, abrir mão do monitoramento da lavoura. “Produtor rural e equipe devem monitorar a lavoura a cada três dias para terem o controle total dessa população e realmente fazerem o controle com o nível populacional indicado para não ter danos”, recomenda a pesquisadora.
Conforme Vivan, o monitoramento possibilita ao produtor identificar o tipo de praga, observar o aumento populacional e fazer as aplicações de inseticidas no momento correto. “O não monitoramento acarreta erros de controle e aumento das pragas”.
A pesquisadora aconselha o monitoramento com base nos princípios do Monitoramento Integrado de Pragas. Uma delas é o pano-de-batida, que consiste no método que utiliza um pano de 1m x 1m para verificar a incidência da praga na lavoura.
“O monitoramento deve ser feito com pano-de-batida a cada três dias para lagartas e percevejos, principalmente para percevejos que causam danos no produto final (grãos) para lagartas observar o número presente na área pelo pano de batida e avaliar a desfolha da soja (até 30% no período vegetativo e 15% no reprodutivo)”, explica Vivan.
Para mosca branca, a pesquisadora aconselha avaliação das ninfas nas folhas na parte de baixo da folha e atenção com a população superior a 10 ninfas por folha. Já para as pragas lagarta da maça, falsa medideira e spodoptera, Vivan diz ser importante observar, no período reprodutivo, se essas estão danificando a vagem. “Nesse caso é importante manter o controle com poucas lagartas, pois estão danificando o produto final”.
Estas e outras informações estão sendo apresentadas por Vivan no Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar da Soja, realizado pela Fundação MT. Produtores de dez municípios já participaram do ciclo de palestras. Nesta semana outras seis cidades receberão os pesquisadores que mostram os principais cuidados que os produtores devem ter com a lavoura.
Confira por onde o Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar da Soja irá acontecer nesta semana:
Campo Novo do Parecis - dia 24, Ter - 18h00 - 22h30 - Esc. Nossa Sra. Aparecida
Diamantino - dia 25, Qua - 07h30 - 12h00 - Auditório ACID
Nova Mutum - dia 25, Qua - 18h00 - 22h30 - ACENM CDL
Lucas do Rio Verde - dia 26, Qui - 07h30 - 12h00 - Terras Park Hotel
Sorriso - dia 26, Qui - 18h00 - 22h30 - Unidade FMT Sorriso
Sinop - dia 27, Sex - 07h30 - 12h00 - Sindicato Rural
Julianne Caju
Assessoria de Imprensa – Fundação MT
/ (66) 3439-4100
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura