TECO Brasil sobre etanol de milho será realizado na próxima semana em Cuiabá (MT)
Autoridades governamentais, representantes da cadeia produtiva e pesquisadores analisarão as tendências e o futuro da atividade
A comitiva que participou da Missão EUA 2018 retornou com muito conhecimento na bagagem. Depois de uma semana rodando pelos Estados Unidos, diretores e delegados da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) aprenderam sobre temas ligados ao agronegócio e visualizaram a produção agrícola daquele país.
O delegado coordenador do Núcleo de Cláudia, Ivan Marx Hoffmann, avaliou como positiva a experiência em companhia de demais associados da Aprosoja. “Foi um sonho de infância realizado. Trouxe muitas informações relevantes para o nosso setor e agora tudo isso precisa ser compartilhado”, disse.
Repassar as informações é um objetivo comum do grupo. “Todos os participantes desta missão irão repassar aos Núcleos da Aprosoja o conhecimento que adquiriram nesta viagem tão proveitosa”, afirma Régis Giacobo, delegado do Núcleo de Querência.
O delegado de Campo Novo do Parecis, Jesur José Cassol, lembra que Aprosoja marcou presença em entidades importantes como USDA (Departamento de Agricultura norte-americano), ASA (associação de sojicultores semelhante à Aprosoja), Bolsa de Chicago CME e universidades. “Os diretores e delegados que participaram desta missão representaram todos os associados, pois absorvemos o conhecimento e, agora, vamos repassar”, diz.
Para o vice-presidente da Aprosoja, Fernando Cadore, foi importante verificar o investimento que os norte-americanos fazem em pesquisa para desenvolvimento e modernização da agropecuária. “Além disso, avaliamos as condições das lavouras nos estados de Iowa e Illinois, onde pudemos observar que a safra americana 2018 atingirá pelo menos os mesmos números do ano de 2017, que já foi excelente”, contou.
Foi uma oportunidade única de aprender como se faz agricultura nos Estados Unidos”, acredita Valmor Scariote, delegado do Núcleo de Sapezal.
A delegada coordenadora do Núcleo de Primavera do Leste, Rosana Galbieri, reforça que foi também uma oportunidade de unir ainda mais a diretoria da associação, opinião compartilhada por Fabrício Portilho, delegado do Núcleo agregado de São José do Rio Claro. “Foi um momento de aprendizado e muito companheirismo. Estou à disposição para o que a associação precisar na nossa região”.
Cadore avaliou a expedição como muito produtiva. “Proporcionamos a todos os associados que participaram da viagem uma ampla visão das condições no campo e extra-campo, possibilitando uma melhor tomada de decisão. As informações estratégicas serão divididas com outros associados para que eles também se beneficiem do conhecimento”, afirmou.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura