Missão brasileira na China abre oportunidade de mercado para cooperativas

22.07.2009 | 20:59 (UTC -3)

Para que as cooperativas desenvolvam ações comerciais em mercados estratégicos no exterior, o Ministério da Agricultura lidera a missão de representantes de cooperativas agrícolas à China.

A primeira etapa da visita da delegação brasileira será de 29 de julho a 6 de agosto e, a segunda, em novembro, mas desta vez voltada para a 13ª edição do Food & Hotel China. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) tem o suporte técnico da Secretaria de Relações Internacionais (SRI).

Integram a missão os representantes dos setores de carnes, laticínios, algodão e café. Estão previstas rodadas de negócios, seminários sobre particularidades do mercado chinês, visitas técnicas a grandes atacadistas e redes varejistas. “As lideranças poderão conhecer o mercado local e identificar oportunidades de cooperação e comércio”, explica o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Márcio Portocarrero.

Em Pequim, os brasileiros participarão de seminário sobre o contexto político, econômico e cultural da China, para identificar as regiões de desenvolvimento e diagnosticar oportunidades no agronegócio para o cooperativismo.

Economia - A competitividade das cooperativas brasileiras tem aumentado no mercado internacional, principalmente para os setores do complexo soja (óleo, farelo e grão), sucroalcooleiro, carnes, cafés, cereais e laticínios. No ano passado, as exportações das cooperativas brasileiras somaram US$ 4 bilhões, um crescimento de 21,49% em relação ao ano anterior. A estimativa é ultrapassar US$ 4,62 bilhões, em 2010, e alcançar US$ 8,42 bilhões, em 2015, e US$ 23,36 bilhões.

Lis Weingärtner

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