Missão AgroBrazil apresenta inovação tecnológica na agropecuária

Sistema CNA e a Famato levaram a comitiva de diplomatas da 7ª edição do AgroBrazil até o município de Campo Novo do Parecis para conhecer a usina de açúcar e etanol Coprodia e a Parecis SuperAgro, principal feira de tecnologia e negócios do agro mato-grossense

30.03.2022 | 13:55 (UTC -3)
Núcleo de Comunicação e Marketing Famato
- Foto: Wenderson Araujo
- Foto: Wenderson Araujo

O Sistema CNA e a Famato levaram, na terça (29/03), a comitiva de diplomatas da 7ª edição do AgroBrazil até o município de Campo Novo do Parecis para conhecer a usina de açúcar e etanol Coprodia e a Parecis SuperAgro, principal feira de tecnologia e negócios do agro mato-grossense.

Os diplomatas da Alemanha, Austrália, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Malásia, Países Baixos, Singapura e União Europeia conheceram o processo de produção de etanol anidro e hidratado e de açúcar cristal da Cooperativa Agrícola de Produtores de Cana de Campo Novo do Parecis (Cropodia).

O diretor-presidente da cooperativa, Luis Carlos Loro, explicou que anualmente são produzidos 13 milhões de toneladas de cana de açúcar que geram 2,5 milhões de sacas de açúcar e 180 milhões de litros de etanol hidratado e anidro. A colheita da cana é 100% mecanizada.

“A cooperativa se prepara para iniciar, em abril, a operação de etanol a partir do milho com capacidade de 300 mil litros por dia na fase inicial até alcançar a produção de 1 milhão de litros diários daqui a quatro anos”.

Parecis Super Agro

Em seguida a comitiva seguiu para a Parecis Super Agro, feira de tecnologia e negócios do agro mato-grossense, focada em inovação tecnológica no agro.

O grupo participou de um almoço oferecido pelo Sindicato de Produtores Rurais do município e em seguida fez uma visita guiada aos estandes de fornecedores de máquinas agrícolas, empresas exportadoras de pulses e de produção de sementes, além do estande do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT).

No local ainda conheceram representantes de cooperativas de comunidades indígenas que se dedicam à produção de grãos no estado.

“Essa é a primeira vez que eu vejo as extensões de terras agricultáveis em uma escala tão grande vista a partir de um voo. Estou aprendendo muito sobre funcionamento e a relevância do agronegócio brasileiro. Meus agradecimentos à CNA por integrar a comitiva”, destacou o embaixador da Indonésia, Edi Yusup.

Pela primeira vez em Mato Grosso, o embaixador da Malásia, Lim Juay Jin explica que Mato Grosso tem uma área maior do que o seu país em duas vezes e meia. “O que temos visto é que a agropecuária do Estado é vital porque tem uma forte aptidão para o desenvolvimento da produção. Eu ouço os números com muita admiração. Isso fortalece a posição do Brasil como um dos maiores produtores agrícolas do mundo. Vocês são o celeiro do mundo”.

"Na Malásia existe um provérbio que diz que se vocês não se conhecerem, não se amarão. A oportunidade de vir ao Mato Grosso me permitiu conhecer e literalmente me apaixonar por esse lugar", complementou o embaixador. 

O segundo secretário da Embaixada da Austrália, Nicholas Lovegrove, ressalta que o programa AgroBrazil é uma ótima oportunidade para conhecer e entender a representatividade do Estado de Mato Grosso para o desenvolvimento da agricultura no Brasil.

Na quarta (30), a comitiva segue para o município de Campo Verde para conhecer propriedades rurais que se destacam pela produção agropecuária sustentável.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024