Miolo colhe sua melhor safra na Campanha Gaúcha

22.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

As características climáticas da região da Campanha do RS de chover pouco no Verão e registro de maior número de horas de sol foram uma constante entre os meses de Dezembro e Março. As uvas, colhidas em 2011 pelo Projeto Seival Estate para a Miolo Wine Group, nasceram de videiras que apenas dispuseram desde sua brotação, ocorrida na segunda quinzena de Setembro, de 400 milímetros (mm) de chuva para as variedades de uvas brancas e 500 mm de chuva para as tintas.

 

“Ainda não havíamos experimentado um ano tão equilibrado para a elaboração de vinhos frutados, estruturados, macios e elegantes”, afirma o enólogo responsável pela colheita na região, o português Miguel Almeida. Ele destaca a decisão de adotar no Seival Estate práticas agrícolas mais sustentáveis, o que também contribuiu para o resultado final da safra. Os vinhedos foram tratados com a tecnologia à base de calor, Thermal Pest Control, eliminando significativamente a necessidade do uso de defensivos agrícolas.

 

A empresa chega em meados de Março com 75% do total da safra realizada. De 150 hectares em produção, serão colhidos cerca de 1,3 milhão de quilos de uva - 400 mil quilos de brancas e 900 mil de tintas. O volume é 40% superior ao do ano passado, não somente pelas condições climáticas, mas também pelo aumento da área colhida, que em 2010 foi de 110 hectares. A colheita decorrerá até à última semana de Março, com as variedades Cabernet Sauvignon, Petit Verdot e Alvarinho.

 

“Estamos muito satisfeitos com o resultado da safra em todos nossos projetos do RS, especialmente no Seival, um ano depois de o termos anunciado como sede das linhas Miolo Reserva e Miolo Seleção”, afirma Adriano Miolo, diretor-superintendente do grupo.

 

A linha Reserva produzida no Seival é formada por cinco varietais tintos (Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Pinot Noir e Tempranillo) e quatro brancos (Chardonnay, Viognier, Sauvignon Blanc e Pinot Grigio). A linha Seleção tem dois tintos (Cabernet Sauvignon/Merlot e Tempranillo/Touriga), dois brancos (Chardonnay/Viognier e Pinot Grigio/Riesling) e um rosé (Cabernet Sauvignon/Tempranillo). Também é no Seival que são elaborados o Quinta do Seival Castas Portuguesas e o Quinta do Seival Cabernet Sauvignon, além do ícone Sesmarias.

 

Sabrina Silveira

Moglia Comunicação Empresarial

(51) 3029-3249

sabrina@moglia.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025