Valor do pipeline da BASF aumenta para 2,4 bilhões de euros
Em seu discurso o Ministro fez um comentário especial ao Presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Maia “sou testemunha do maior valor que um homem pode ter que é o respeito aos compromissos assumidos” ressaltou Rossi a respeito da decisão do Deputado ao Plenário da Câmara dos Deputados a respeito do Novo Código Florestal . Para o Ministro da Agricultura, esta é uma discussão aberta a todos os democratas.
O Novo Código Florestal é um dos assuntos importantes que serão discutidos durante a Expodireto Cotrijal o que segundo Rossi para o agronegócio brasileiro é muito importante sobretudo pelo grande exemplo que a Feira está dando. O Ministro ainda confirma a importância da Feira também como exemplo na Agricultura Brasileira “pois é uma etapa que outros irão cumprir no futuro, usar e aplicar a tecnologia nos processos produtivos e ganhar em capacidade produtiva, sobretudo em ganhos de economia de escala e de incorporação de novos elementos que o processo produtivo no Brasil todo ainda não tem. A Expodireto não é apenas o centro da agricultura de precisão, mas a possibilidade de termos uma agricultura em nível mais desenvolvido em todo o mundo, nós comparamos esta agricultura com a agricultura americana do centro oeste e do oeste americano que é a mais produtiva do mundo e eu posso dizer a vocês que nós não devemos nada hoje aos maiores produtores do mundo“ ressalta o Ministro.
Segundo o Ministro da Agricultura, o país irá se firmar como grande celeiro do mundo devido ao avanço tecnológico e empreendedorismo dos produtores brasileiros, assim como das cadeias produtivas bem estruturadas. “Nossas perspectivas indicam uma maior participação econômica global, com aumento da demanda e do comércio, além de melhores preços para os produtos agrícolas. Mas contribuem para este otimismo o aumento da demanda, o aumento da renda per capita e a urbanização, reforçada pelo crescimento populacional“.
Nesse ritmo o país poderá se tornar o maior exportador mundial de oleaginosas em 2018, superando os Estados Unidos. No caso do etanol, quase 49% do aumento da produção deve vir de maior oferta a partir da cana-de-açúcar, sobretudo do Brasil, tanto para atender o mercado doméstico quanto a demanda americana. A área de lácteos pode aumentar sua presença nas exportações. Os campeões de subsídios são os Estados Unidos (30%) e a União Européia (40%).
As projeções para 2020 dos principais grãos (soja, milho, trigo, arroz e feijão) apontam para uma produção de 233 milhões de toneladas indicando crescimento de 87 milhões de toneladas. A produção de carne bovina deverá ter um crescimento de 26,76% em relação à produção de 2009. Isso significa um aumento de 2,09 milhões de toneladas, passando de 7,83 milhões para 9,92 milhões de toneladas na safra 2019/20. E ainda de acordo, com as projeções do ministério o crescimento da produção agrícola brasileira dar-se-á com aumento da produtividade, devendo ser incorporadas em torno de apenas 10 milhões de hectares à área atual de produção.
Rossi ainda afirma que o grande protagonista desse avanço na agricultura brasileira vem a ser o produtor brasileiro que segundo ele enfrenta dificuldades, restrições e concorrências desleais de outros países e a concorrência desleal daqueles que subsidiam o co-produtor e os obrigam a ter condições que não permitem o confronto com o livre comércio. “Isto porque o agricultor brasileiro é o mais competente do mundo, ele passou sucessivas crises e mesmo assim conseguiu permanecer em pé, o agricultor brasileiro conseguiu transformar em cinqüenta anos uma agricultura atrasada que não tinha tecnologia para uma agricultura que mais avança no mundo e mais: nos próximos anos ele terá maior importância, pois o Brasil é o único país do mundo capaz de ampliar, duplicar e porque não triplicar a sua produção para um mundo que demanda produtos agrícolas permanentemente graças aquelas pessoas concorrendo com o mundo inteiro demandando o agronegócio e nós temos 120 milhões de hectares nesses países já usados e degradados que podem ser recuperados um grande ganho para a produção e para o meio ambiente, não há país no mundo que tem essa condição e que possa atender a demanda que vem ai por alimentos“.
Quanto ao Plano Safra, este esta sendo elaborado e será de modo a dar aos produtores mais segurança de que haverá dinheiro suficiente para a safra.
Fernando Teixeira
Assessoria de Comunicação Cotrijal
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura