Volume de café exportado em maio é 17,1% maior que o registrado em 2012, diz relatório do CeCafé
O ministro da agricultura, Antônio Andrade, recebeu o presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, nessa última terça-feira (04), em audiência no Mapa, em Brasília. Entre os assuntos tratados, o presidente da Farsul destacou a necessidade da presença do Ministro da Agricultura no Fórum de Cooperação Agrícola da China com os países da América Latina e do Caribe no próximo domingo (09), em Pequim, para defender a importância da aprovação de novas biotecnologias visando a atender a crescente demanda global por alimentos.
Entre os pedidos está apoio à liberação da segunda geração de tecnologia para a soja, denominada Intacta RR2 PRO, que já foi avaliada tecnicamente pelas autoridades científicas da China e aguarda aprovação do Ministério da Agricultura chinês. A soja Intacta está aprovada para plantio e comercialização no Brasil desde 2010 como também já foi aceita por países como EUA, Argentina, Uruguai, Colômbia, União Européia e Japão. Esta nova tecnologia foi desenvolvida especialmente para o Brasil porque combate o ataque das lagartas que tem atingido as lavouras nacionais. Sperotto salientou que “a China é responsável pela importação de grande parte da soja brasileira”. Além da soja Intacta aguardam aprovação do governo chinês outras tecnologias como a soja Cultivance da Embrapa/Basf; soja Liberty Link da Bayer e o milho Viptera da Syngenta.
O ministro informou ao presidente Carlos Sperotto que participará do evento na China e reforçará o pedido dos produtores brasileiros.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura