Ministra da Agricultura assina memorando do Projeto Coalizão Soja 4.0 no Agrobit

Projeto, sob liderança da Embrapa Soja, visa fortalecer os ativos de inovação para a cultura da soja

13.11.2019 | 20:59 (UTC -3)
Embrapa

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Teresa Cristina (PR) assinou no dia 12 de novembro, no Agrobit, realizado em Londrina (PR), o termo de compromisso do projeto Coalizão Soja 4.0, juntamente com o diretor de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Soares, o chefe-geral da Embrapa Soja José Renato Bouças Farias, o secretário de Inovação do Mapa, Fernando Camargo, o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Antonio Sampaio e o gestor do AgroValley – pólo de inovação de Londrina, George Hiraiwa.

De acordo com Farias, o projeto Coalizão Soja 4.0, sob liderança da Embrapa Soja, visa fortalecer os ativos de inovação para a cultura da soja. A Embrapa Soja atua no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a cultura da soja no Brasil, trazendo orientações técnicas para os sistemas de produção e buscando soluções diversificadas para o campo. 

As ações do Coalizão Soja 4.0 estão organizadas em quatro verticais com o objetivo de catalisar o desenvolvimento de soluções inovadoras para produção de soja tropical. São elas: o diagnóstico setorial de demandas, organização do ecossistema de inovação com diversos atores da cadeia de soja, editais de inovação aberta e uma área de campo de testes, chamada de plot 4.0. 

“O projeto estabelece novos patamares tecnológicos e organiza diferentes atores para missões em temas estratégicos e combina modelos que favoreçam maior coordenação entre esforços de inovação e independência tecnológica Brasil”, destaca Farias.  O projeto irá envolver diretamente cooperativas, Ematers, associações de produtores, empresas privadas de tecnologia, universidades, Sebrae, Senai, lideranças e startups na identificação de desafios orientados por missões para alcançar novos patamares tecnológicos. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024