Ministra alemã em visita à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

03.10.2012 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

Na próxima quarta-feira (04), a Ministra da Educação e Pesquisa da Alemanha, Annette Schavan, juntamente com a Secretária de Agricultura e Abastecimento (SAA), Mônika Bergamaschi, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Quadrelli, estarão no Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL, SAA), para a cerimônia de apresentação da cooperação técnico-científica para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e apoio à inovação, entre o Instituto Fraunhofer e o ITAL.

O projeto interinstitucional entre o ITAL e o Instituto Fraunhofer propõe a criação, em 2013, de um centro de projetos de inovação em alimentos e recursos renováveis, dentro do ITAL, na cidade de Campinas. O objetivo da cooperação, que deverá permanecer até 2016, é buscar soluções para desafios globais como alterações climáticas, demanda pela produção de alimentos e desenvolvimento sustentável, além de explorar estratégias para criar novas tecnologias e inovações, para que sejam aplicadas no setor da agroindústria do país.

Assim, o ITAL e o Instituto Fraunhofer, com o novo centro de projetos, planejam promover o o cenário atual da inovação em pequenas e médias empresas do país, ao transformar o conhecimento técnico e científico em ações de apoio ao desenvolvimento de produtos e processos inovadores.

O Instituto Fraunhofer e o ITAL são organizações que, tradicionalmente, trabalham próximas à iniciativa privada. Para atender as demandas das pequenas e médias empresas, a efetivação do projeto deve contar ainda com a criação de novas parcerias entre os institutos e Universidades, Indústrias e outras Instituições da região e do País, para a realização de planos estratégicos.

Com mais de 60 anos de atuação no setor de alimentos, o Instituto Fraunhofer IVV se tornou uma importante instituição de pesquisa aplicada da Alemanha, com 60 institutos, e uma das maiores da União Europeia. Também atua nos EUA, na Ásia, no Oriente Médio e na América Latina. Conheça mais do Instituto em:

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro