Bayer CropScience lança Curbix, inseticida diferenciado para a cana-de-açúcar
As regras do zoneamento agrícola para a cana-de-açúcar, na safra 2010/2011, no Maranhão e Piauí, foram divulgadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira, 24 de agosto. As orientações para os agricultores estão detalhadas nas Portarias n° 279 e 280.
A legislação relaciona os municípios e períodos adequados para plantio, de acordo com recomendação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), com a finalidade de minimizar as perdas provocadas por problemas climáticos. A cana destinada à fabricação de etanol e açúcar não pode ser cultivada em áreas com declividade superior a 12%, cobertura vegetal nativa, de reflorestamento ou de proteção ambiental, conforme determina o Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar (ZAECana), Decreto n° 6.961/2009. No Brasil, a cana foi a primeira a ter zoneamento agroecológico específico para orientar a expansão sustentável da agroindústria canavieira.
O ciclo da cana persiste em até cinco safras, com sucessivas rebrotas depois do corte, possibilitando a renovação da parte aérea e do seu sistema de raiz. O canavial exige temperaturas entre 30ºC e 34ºC e profundidade de solo de 80 cm a 100 cm. O período de maturação na estação seca favorece o acúmulo de sacarose no caule e facilita o manejo e a colheita.
As orientações para o Zarc da cana-de-açúcar, publicadas em 11 de agosto, foram destinadas ao Distrito Federal e os estados da Bahia, Espírito Santo, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Goiás.
Leia:
Inez De Podestà
MAPA
(61) 3218-2203/2204
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura