Minas vai certificar produção de limão do Projeto Jaíba

17.12.2009 | 21:59 (UTC -3)

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e a Central de Associações dos Produtores Rurais do Projeto Jaíba (CentralJai), no norte do Estado, vão desenvolver um trabalho para aumentar as exportações de limão. As negociações começaram nesta semana e visam, principalmente, à certificação do produto com o objetivo de aumentar a quantidade e consolidar a qualidade do produto exportado para a Europa. O trabalho conta com o apoio financeiro da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Paranaíba (Codevasf).

“As vendas de limão Tahiti para países europeus já estava sendo realizada, mas para garantir e aumentar o fluxo de comercialização os compradores exigem uma série de informações sobre as práticas gerenciais, ambientais e sociais da produção”, explica o secretário Gilman Viana Rodrigues. Segundo ele, a certificação será feita por uma empresa de reconhecimento internacional.

Os produtores de limão terão que fazer adequações físicas nas packing houses (galpões de classificação e embalagem das frutas), investir em sistemas informatizados e se capacitarem. Para as melhorias de infraestrutura serão disponibilizados R$ 2,4 milhões Codevasf. Já a parte de orientação da produção de capacitação dos agricultores será feita pela Emater-MG, órgão de assistência técnica da Secretaria de Agricultura.

“Vamos começar o trabalho com 60 produtores. A idéia é seguir o modelo adotado com sucesso no programa Certifica Minas Café, no qual ampliamos gradativamente o número de propriedades certificadas”, comenta Gilman Viana. Além do trabalho de certificação, o secretário também destaca a logística disponível no Estado. “Este ano começamos a exportar manga para a Europa, através do aeroporto de Confins, com vôos diretos para Portugal. Vamos seguir o mesmo caminho para as vendas de limão”.

Os primeiros embarques de produtos certificados devem ser realizados em maio de 2010. Com a certificação, os produtores pretendem dobrar o volume exportado. A Europa é o principal mercado consumidor das frutas do Projeto Jaíba, que neste ano deve exportar 5,7 mil toneladas de limão.

Marcelo Varella

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de MG

Tel: (31) 3215-6565

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025