Milho: redução da área plantada

11.01.2010 | 21:59 (UTC -3)

Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), analisados pela Scot Consultoria, a área plantada com milho (primeira safra) deverá encolher 10,7% em relação à safra anterior. Na temporada 2009/2010 o grão ocupará 8,28 milhões de hectares.

A baixa liquidez do mercado do milho em 2009 foi o fator que mais pesou na decisão do produtor que, na safra atual, acabou optando pela soja. As informações são da Scot Consultoria.

As maiores reduções de área ocorreram no Mato Grosso (35%), em Goiás (28%), no Paraná (27%) e no Mato Grosso do Sul (23%). Conseqüência disso, a produção brasileira de milho (primeira safra) deverá cair 3,9%.

No Paraná, maior produtor nacional, a CONAB estima uma redução de 0,8% na produção deste ano. Em Minas Gerais a queda poderá chegar a 8%.

A queda só não foi maior graças ao bom desenvolvimento das lavouras nesta safra. Cabe destacar que na temporada passada, a estiagem atingiu grandes regiões produtoras e comprometeu a produtividade das lavouras, informam os analistas.

Mesmo com a previsão de menor produção (2009/2010), o mercado do milho deve seguir pressionado pela elevada oferta. Somado a este montante, cuja colheita se intensifica a partir de fevereiro, os estoques de passagem são da ordem de 11,2 milhões de toneladas.

Rafael Ribeiro de Lima Filho

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025