Microquimica Tradecorp teve 84% das contratações de 2020 de forma remota

Pandemia ocasionada pelo novo coronavírus acelerou a transformação

09.02.2021 | 20:59 (UTC -3)
Ainah Corrêa

A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus fez com que 2020 fosse um ano de grandes transformações dentro das empresas, nas mais diversas áreas de atuação. Da mesma forma, os profissionais de Recursos Humanos também tiveram muitos desafios e precisaram se reinventar em várias frentes - em especial na contratação e integração dos colaboradores, já que o ano foi marcado pelo online. 

A Microquimica Tradecorp foi uma das que precisou pensar em novas alternativas. Das 50 contratações feitas nesse ano, 42 foram realizadas de forma remota após o início da pandemia - ou seja, 84% das contratações totais. Mas nada disso havia sido planejado e, nesse contexto, ferramentas como chamadas de vídeo foram essenciais.

"Os processos seletivos, que até então eram realizados de forma presencial, passaram a ser 100% online, incluindo os processos para as equipes operacionais da fábrica. Hoje posso dizer que é um formato totalmente possível, e com menos despesas para os candidatos", avalia a gerente de Recursos Humanos da Microquimica Tradecorp, Cristiane de Oliveira.

Outro ponto foi a necessidade de adaptar o processo de integração, ou onboarding, muito importante para os profissionais recém-contratados. Mesmo com o desafio para se realizar esse processo de forma remota, já que tudo mudou muito rapidamente, a área de RH se esforçou para que a integração dos profissionais fosse muito bem-feita – afinal, de acordo com uma pesquisa realizada pela Glassdoor em 2020, e publicada pela Sapling, esse processo é essencial para aumentar a retenção dos colaboradores em 82%.

"Quando veio a pandemia, junto veio a incerteza do sucesso na realização do programa de forma remota, pois até então a ideia era receber todos em nosso escritório. Como acolher sem estar junto? Será que vai dar certo? Será melhor adiar o projeto? Hoje posso dizer com certeza que deu muito certo! E a fórmula foi poder contar com profissionais competentes, apresentar um conteúdo relevante, ter empatia e interação", continua Cristiane.

Os colaboradores que passaram a integrar o time da Microquimica Tradecorp em 2020 aprovam as medidas adotadas pelo setor de Recursos Humanos."Iniciei meu processo seletivo em agosto e tudo, desde meu processo de seleção com a consultoria, RH até o meu onboarding, foram feitos online. E mesmo de forma remota, foram realizados de uma maneira assertiva, acolhedora, pontual e criativa", conta o colaborador Alberto Laudani, admitido em setembro.

"Primeira vez que realizei um processo de integração online e foi uma experiência válida. Gostei dos instrutores, slides apresentados, principalmente da apresentação do gestor. Um enorme acolhimento, que me deixou impressionado com a preocupação do setor de Recursos Humanos com o antes e depois, sempre com muita criatividade e obedecendo todos os protocolos de segurança", completa o colaborador Roberto Silva, admitido em novembro.

Comitê de crise

 Mas, para que tudo isso fosse possível, a empresa precisou formar e conduzir um comitê de crise, a fim de tomar decisões e implementar medidas de proteção que visassem a preservação da saúde dos colaboradores, bem como a continuidade dos negócios. 

"O home office foi um desafio à parte, onde além de garantir os equipamentos necessários para sua viabilização, foi importante reforçar junto aos gestores os cuidados que devem ser tomados para realizar uma gestão remota eficaz. O que era para ser por alguns poucos meses, já se transformou em quase um ano, mas com resultados de produtividade surpreendentes", finaliza a gerente de RH.

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