MF 9790 ATR colhe semente básica sem dano na fazenda da Embrapa

27.05.2010 | 20:59 (UTC -3)

Boa parte das sementes produzidas pela Embrapa Transferência de Tecnologia na Fazenda Sucupira em Brasília/DF é colhida desde o ano passado por uma MF 9790 ATR.

Em 400 hectares, com pivô central em 80 hectares, a unidade trabalha com soja, milho, sorgo, trigo, cevada e forragem.

“Adquirimos no início do ano passado, por meio de licitação, a colheitadeira axial MF 9790 ATR da Massey Ferguson, pois produzimos sementes básicas e precisamos de qualidade na colheita. O sistema de trilha possui características que atendem a nossa exigência”, informa o gerente da Unidade de Produção da Embrapa, Rogério Novais Teixeira.

A MF 9790 ATR com plataforma de molinete da Embrapa de Brasília (DF) já foi usada até para colher linhagens de milho, com um metro e meio de altura, que depois vão gerar os híbridos.

“A trilha, a separação e a ventilação são muito boas. Atendem bem o volume colhido pela plataforma de 30 pés. Verificamos isso na colheita da cevada”, acrescenta o responsável pela Fazenda Sucupira.

Rogério Teixeira também ficou surpreso com o desempenho da máquina na colheita de cultivares de feijão: “A quebra foi muito pequena. Nesta hora vemos a qualidade do sistema de trilha. Regulamos a máquina e o feijão não quebrou”.

Melhoramento de cultivares

A localização geográfica e as condições climáticas da Fazenda Sucupira propiciam a produção de sementes de alta qualidade. A Unidade da Embrapa conta com duas linhas de beneficiamento de sementes, a maior delas com uma capacidade de 600 toneladas/ano, em que são produzidas as sementes básicas dos programas de melhoramento de soja da Embrapa e de seus parceiros, como a Fundação Cerrados, a Fundação Bahia e o Centro Tecnológico para Pesquisas Agropecuárias.

“E, no inverno, participamos da multiplicação de sementes e do avanço de gerações – sob sistema irrigado – dos materiais de trigo, cevada e triticale, em parceria com o Escritório de Negócios de Passo Fundo, Embrapa Trigo e Embrapa Cerrados”, acrescenta Rogério Teixeira, gerente da unidade da Embrapa Transferência de Tecnologia.

Na Fazenda Sucupira, são feitas ainda a produção e a comercialização de linhagens e híbridos simples de milho e dos parentais mantenedores e restauradores de sorgo para suprimento do programa de franquia coordenado pela Embrapa. E também as sementes de forrageiras para o Convênio Embrapa/Unipasto.

Fonte:

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025