Monsanto repassa verba para Projetos de Pesquisa da Embrapa
O Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa) apresentou nessa terça-feira, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília, um balanço das atividades realizadas no ano de 2010. Dirigentes das Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas) estiveram presentes na reunião. Também participaram do encontro representantes da Embrapa, que apresentaram novos projetos da empresa.
De acordo com o presidente do Consepa, Baldonedo Arthur Napoleão, o Conselho fecha 2010 com um balanço positivo. “Foi um ano muito bom para as pretensões do Consepa. Continuamos com o processo de apoio á revitalização das Oepas e fomos em busca de grandes aliados. Apresentamos nossas propostas ao ministro da Agricultura, estive com o ministro de Ciência e Tecnologia e ambos ressaltaram a importância de fortalecer as Oepas”, afirmou Baldonedo.
Em 2010 o Consepa deu seguimento ao trabalho de apoio à revitalização Oepas e de fortalecimento do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária. Houve continuidade do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa/Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (PAC Embrapa/Oepas). Também começou a ser negociada a participação das Oepas na segunda etapa do PAC, prevista para os anos de 2011, 2012 e 2013.
Os membros do Consepa se reuniram com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi. O ministro ratificou o apoio ao fortalecimento da pesquisa agropecuária estadual. O ministro declarou apoio às reivindicações e ressaltou a importância da ajuda aos estados. O presidente do Consepa também esteve com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, quando entregou a proposta de criação de Bolsas de Incentivo à Pesquisa Agropecuária Estadual, que possui o objetivo de evitar a evasão de pesquisadores das Oepas. A proposta foi bem recebida pelo ministro Sérgio Resende.
Oura grande conquista em 2010, foi a publicação da Carta Convite, do Ministério da Ciência e Tecnologia, através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no valor de R$ 26 milhões exclusiva para projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico das Oepas. Esta foi uma reivindicação do Consepa e das Oepas que foi atendida. Após essa decisão, outras Cartas Convites exclusivas para as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária poderão ser divulgadas.
O presidente do Consepa ressaltou a importância da divulgação da carta convite. “Esta foi uma grande conquista do Consepa e das Oepas e uma admirável iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Ciência e Tecnologia. Já tínhamos essa reivindicação, de termos recursos liberados diretamente para projetos das Oepas e foi o que aconteceu. Essa foi uma iniciativa inédita e realça a importância do papel desempenhado pelas Oepas. Todas as Oepas já apresentaram seus projetos e estamos agora apenas aguardando a resposta da Finep”, destacou.
O chefe geral do departamento de Recursos Genéticos e Biotecnologia da Embrapa, Mauro Carneiro, participou da reunião e apresentou aos participantes a Plataforma Nacional de Recursos Genéticos, uma proposta da Embrapa para um Sistema de Curadorias para as Oepas. A plataforma é um conjunto de quatro Redes que, a partir de janeiro de 2009, substituiu a Rede Nacional de Recursos Genéticos (Renargen), que teve uma duração de seis anos. A intenção do departamento é criar um banco de dados genéticos.
Thiago Fernandes
Ascom Consepa
(31) 3309-2643
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura