Melhoramento de batata será debatido em Vacaria/RS

12.04.2010 | 20:59 (UTC -3)

O encontro anual do projeto “Melhoramento Genético de Batata para Ecossistemas Tropicais e Subtropicais do Brasil” liderado pela Embrapa Clima Temperado será realizado quarta e quinta-feira (14 e 15/04) no hotel São Bernando, em Vacaria/RS.

O evento deve reunir pesquisadores de diversas instituições brasileiras e produtores dos estados do Paraná, Santa catarina e Rio Grande do Sul.

O evento conta com a participação da Associação Brasileira da Batata – ABBA, e vai abordar nesta quarta-feira, a situação da cultura e da demanda de cultivares de batata no sul do país, através da visão de produtores dos municípios de Guarapuava, Ponta Grossa, Curitiba, Castro e Mateus do Paraná; São Joaquim, Canoinhas e Água Doce em Santa Catarina; e Ibiraiaras, Bom Jesus, São José dos Ausentes e Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

O presidente da ABBA, Natalino Shimoyama, fará uma explanação do mercado nacional e a compatibilização da demanda de cultivares nos três estados do sul, aspectos da modernização e competitividade da cadeia produtiva da batata, legislação e comercialização no mercado interno e externo.

A Segunda etapa do evento está reservada para a participação dos pesquisadores oferecerem informações sobre os avanços no desenvolvimento de cultivares , manejos das culturas e combates aos principais problemas gerados por pragas e fungos.

Estarão presentes Zilmar da Silva Souza da EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Nilceu R. de Nazareno do IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná), Dilson Bisognin da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria – RS) , Carlos Lopes da Embrapa Hortaliças e Arione da Silva Pereira e Elcio Hirano das Embrapa Clima Temperado.

Entre os assuntos a serem abordados está o desenvolvimento de clones avançados em diferentes agrossistemas, a promoção de novas cultivares, avaliações de batata quanto a qualidade culinária e processamento industrial, melhoramento de germoplasma, seleção de clones-elite para resistência a estresses bióticos e abióticos entre outros assuntos.

No dia 15, o evento reserva uma debate técnico e de avaliação do projeto coordenado pela Embrapa Clima Temperado, e o delineamento de uma nova propostas de ampliação e manutenção do projeto para o período 2011-2014, com a participação de toda a equipe de pesquisadores. O coordenador e líder do programa de pesquisa e melhoramento Arione da Silva Pereira, apresentará o resultado dos programa iniciado em 2004 , as metas alcançadas e a perspectiva de uma nova etapa de desenvolvimento.

Hoje o Brasil produz 3,5 milhões de toneladas de batata por ano, numa área cultivada de 150 mil há, com um volume de negócios que superam US$ 1,6 bilhão. No mundo a batata é a quarta cultura em importância agrícola, depois do milho, arroz e trigo. A produção anual no planeta ultrapassa 300 milhões de toneladas em uma área de 19 milhões de há. A China é o maior produtor mundial. Em termos de consumo o Brasil ainda anda muito atrás da média mundial. Consumimos em torno de 15kg/ano, contra mais de 60kg/ano da Holanda, que é o mais consumo per capta do mundo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Embrapa Clima Temperado – Convênio Furg/Embrapa -

(53) 3275-8122 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025