Melhor relação de troca entre o boi e o milho nos últimos 13 meses

21.06.2010 | 20:59 (UTC -3)

A relação de troca entre a arroba do boi gordo e o milho grão atingiu, em junho, o melhor patamar dos últimos treze meses, informa a Scot Consultoria.

Apesar da ligeira pressão altista – possíveis perdas em função da estiagem (safrinha) e ajuda do governo na comercialização – o preço do milho recuou.

Em São Paulo, o alimento está cotado, em média, em R$315,00/tonelada, uma queda de 3% em relação ao mês anterior e de 20% na comparação com o mesmo período de 2009.

A valorização do boi gordo em junho (1,5% em relação à média de maio) também colaborou para melhorar o poder de compra do pecuarista de São Paulo.

No estado, atualmente são necessárias 3,9 arrobas de boi gordo para a aquisição de uma tonelada de milho, 15% menos em relação à média dos últimos 13 meses e aproximadamente uma arroba a menos na comparação com junho do ano passado.

Em curto e médio prazos, o cenário é favorável para quem precisa comprar milho. O início da colheita da safrinha deve pressionar para baixo as cotações do insumo.

Rafael Ribeiro de Lima Filho

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025