Pesquisa ESALQ destaca a relação entre a floresta e os primatas
O Programa Nacional de Erradicação da 'Cydia pomonella' foi tema de reunião, terça-feira (04/08), entre representantes da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), do setor produtivo da maçã, pesquisadores e parlamentares.
Foram debatidas as medidas que serão adotadas para a próxima safra, com objetivo de cumprir a meta estipulada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de erradicar a praga no território nacional até 2011.
Para a próxima safra, o Programa prevê a contratação de empresa de monitoramento para a indicação e remoção de vegetais hospedeiros, o monitoramento da praga nas áreas urbanas de todos os municípios produtores de maçã e centrais de abastecimento, com a utilização de seis mil armadilhas.
A possibilidade de adoção de um corredor sanitário para a entrada das frutas importadas da Argentina também esteve na pauta, assim como a prorrogação do programa de inspeção pré-embarque que hoje é feita por técnicos brasileiros no país vizinho.
A 'Cydia pomonella' é uma praga que afeta, principalmente, a cultura da maçã e pode infestar, também, as plantações de pera e ameixa. No Brasil, foi detectada pela primeira vez em 1991 e se restringe a áreas urbanas da cidade de Lages/SC e dos municípios gaúchos de Bom Jesus, Caxias do Sul e Vacaria.
Fonte e informações adicionais: Mapa -
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura