Agritech comemora 11 anos
Representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) estão participando do VII Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial: Dinâmicas Rurais Contemporâneas no Brasil e Políticas Públicas, que ocorre de 11 a 14 de novembro, na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), em Fortaleza/CE. Com mais de mil pessoas inscritas, o evento visa debater a construção de tipologias dos espaços rurais e analisar suas implicações nas políticas públicas do desenvolvimento no campo.
Participam do VII Fórum Internacional representantes da sociedade civil, de organizações territoriais, gestores públicos, movimentos sindicais, acadêmicos, além de entidades especializadas do Brasil e de outros países latino-americanos e europeus. Representando o MDA, a secretária de Desenvolvimento Territorial, Andrea Butto, estará presente nos dias 13 e 14, juntamente com o assessor do ministério de Desenvolvimento para Políticas do Semiárido, Jerônimo Rodrigues, que participou da abertura do Fórum.
Em sua avaliação, o mundo passou a olhar o Brasil e a questão rural com 'outros olhos'. “Nossa agricultura era rejeitada. Hoje em dia vemos o crescimento da agricultura familiar. De cada dez quilos de comida na mesa dos brasileiros, sete saem das mãos calejadas dos agricultores familiares. Discutir essas questões é de fundamental importância", disse o assessor do MDA.
De segunda (12) a quarta-feira (14), serão apresentados três módulos de discussão: Concepções de Ruralidade no Ambiente Mundial, Concepções de Ruralidade no Brasil e Implicações sobre as Políticas Públicas da Adoção de uma nova Tipologia dos Espaços Rurais do Brasil.
Para Jerônimo, o governo entende a necessidade de aprofundar o debate sobre o tema e o Fórum, em sua sétima edição, possibilita duas frentes estratégicas. “Uma é que, além de levar essa questão para dentro do governo, amplia para fora: governos estaduais, municípios, sociedade civil e universidades. A outra frente é a agregação de experiência e ampliação para outros países”, ponderou.
Sobre a valorização do rural brasileiro, Jerônimo Rodrigues destacou que esta é uma década de mudanças. “Este é um rural que produz alimentos, energia, emprego, que garante uma paisagem ambiental sustentável. Precisamos colocar o rural no lugar que ele merece na construção e no papel do desenvolvimento de uma nação do tamanho do Brasil", adiantou.
Na opinião de Nelson Martins, secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, o seminário é fundamental para a valorização e entendimento do rural. “Só de imaginar que o desenvolvimento rural contribui significativamente para evitar o êxodo da população rural, que as pessoas vão poder viver dignamente onde nasceram e ainda evitar os problemas das grandes concentrações urbanas, isso é de extrema importância", afirmou o secretário do Ceará.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura