Ministro da Agricultura visita Farsul
A agricultura familiar brasileira vai começar a usufruir da comodidade e velocidade do mundo virtual. A possibilidade de comprar insumos, materiais e itens para beneficiamento, e vender produtos a um único clique, será lançada na terça-feira (13), em Porto Alegre (RS), quando o ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apresentará uma inovadora iniciativa: a Rede Brasil Rural, uma ferramenta virtual que aproxima as cooperativas de produtores rurais dos fornecedores de insumos, da logística de transporte e dos consumidores públicos e privados.
O lançamento será na terça, no Cais do Porto, em Porto Alegre (RS) numa solenidade que será comandada pela presidenta Dilma Rousseff. Simultaneamente ao lançamento da Rede Brasil Rural, o governo federal estará entregando máquinas retroescavadeiras a 126 prefeituras gaúchas – uma ação da primeira fase da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) voltada para municípios com até 50 mil habitantes.
“Depois de consolidarmos a ampliação do crédito e a retomada da assistência técnica, estamos ingressando numa nova geração de políticas públicas para a agricultura familiar”, aponta o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. “Esse mecanismo digital – a Rede Brasil Rural -, nos permitirá organizar toda a cadeia produtiva da agricultura familiar – serviços, articulação institucional e comercialização”, resumiu o ministro.
Inicialmente, cerca de 200 mil agricultores familiares irão usar integralmente a ferramenta, fazendo compras e vendas. Eles compõem as 100 maiores cooperativas e associações da agricultura familiar do Brasil e detêm um vasto catálogo de produtos diferenciados que vão de cachaças orgânicas a embutidos artesanais, passando por queijos finos, sucos, vinhos, artesanatos de todas as regiões do país e cosméticos elaborados a partir de matérias-primas brasileiras. Este é o catálogo de produtos que compõe o Armazém Virtual da Agricultura Familiar, um dos pilares da Rede.
“O objetivo é reduzir o preço do produto para o consumidor final e aumentar a renda dos agricultores por meio de ganhos de eficiência em cada etapa da cadeia produtiva, preservando a identidade da agricultura familiar”, explica o ministro.
Mas as demais cooperativas da agricultura familiar de todo o país poderão expor, já nesse primeiro momento, seus produtos na loja virtual, que funcionará como uma verdadeira vitrine on line para o comércio interessado. O consumidor ganha um Mapa de Ofertas da Agricultura Familiar por estado, município ou por produto. Ele escolhe a mercadoria e recebe em casa, pelos Correios - transportadora oficial da agricultura familiar nesta parceria. As grandes redes de varejo também são potenciais clientes do Armazém. No atacado, podem negociar o preço em ambiente virtual seguro diretamente com quem produz.
Já os Correios – um dos parceiros da iniciativa -, entram com a solução de logística pela Internet - o que inclui meios de pagamento, coleta dos produtos, transporte e entrega.
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