Critérios de seleção e julgamento serão temas de reunião com criadores da raça guzerá
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) começou a entregar, nesta segunda-feira (12/09), veículos, computadores, máquinas fotográficas e aparelhos de GPS ao Território da Cidadania Noroeste Colonial, que ficará com 15 dos 60 veículos destinados pelo governo ao Rio Grande do Sul.
Os carros e equipamentos foram entregues nas cidades de Miraguai, Chiapetta, Ajuricaba e Jóia pelo delegado do MDA, Nilton Pinho de Bem, articulador do Programa Territórios da Cidadania no RS, Rubem Wiest, coordenador regional da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Júlio Paris, gerente da Emater/RS-Ascar regional de Ijuí, Geraldo Kasper, e deputado federal, Elvino Bohn Gass. Estiveram presentes ao ato os prefeitos de Jóia, Jânio Andreatta, e de Chiapetta, Osmar Kuhn, e o vice- prefeito de Ajuricaba, Airton Cossetin, além de vereadores, presidentes de sindicatos e produtores rurais.
Os recursos para os territórios gaúchos, segundo de Bem, não estavam previstos, inicialmente, no orçamento do governo. "Foi a mobilização dos produtores, encaminhada ao ministério pelo deputado Bohn Gass, que conseguiu incluir o Rio Grande do Sul entre os Estados beneficiados", disse o delegado do MDA.
Além das prefeituras e Território da Cidadania Noroeste Colonial, os veículos serão utilizados, em sistema de comodato (após utilizado deverão ser restituídos), pela Ong Participe, Associação dos Reassentados de Chiapetta (Archi), e Cooperativa Mista de Pequenos Produtores de Jóia.
Um dos quatro Territórios existentes no Estado, o Território da Cidadania Noroeste Colonial abrange 34 municípios. Nesta região vivem 4 mil famílias de pequenos agricultores que recebem assistência técnica da Emater/RS-Ascar, com foco na qualidade do leite, segurança alimentar e organização para a comercialização.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura