MDA e Correios consagram parceria para viabilizar Rede Brasil Rural

15.12.2011 | 21:59 (UTC -3)
Walmaro Paz

A assinatura de um termo de cooperação nesta quarta-feira (14) com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) inaugurou a nova identidade corporativa para 2012 dos Correios: “soluções que aproximam”. O protocolo assinado pelo presidente da Empresa Brasileira de Correios de Telégrafos (ECT), Wagner Pinheiro de Oliveira, com o ministro Afonso Florence consagra a parceria para operação da Rede Brasil Rural, uma plataforma de comércio eletrônico lançada na terça (13), em Porto Alegre (RS), num evento comandado pela presidenta Dilma Rousseff.

“Seremos os transportadores da produção da agricultura familiar brasileira”, anunciou Oliveira para um auditório lotado de funcionários dos Correios. “A agricultura familiar e os Correios estão em todos os municípios do Brasil. O desafio é monumental, mas os Correios têm a competência para, em conjunto com o MDA, operar o maior cadastro de insumos e equipamentos do País. Ele será a empresa oficial de logística da agricultura familiar brasileira”, afirmou o ministro do MDA, Afonso Florence.

A assinatura do documento ocorreu durante a divulgação do “Plano Estratégico Correios 2020 – Ciclo 2011/2014”. O evento contou com a presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Com a nova identidade corporativa “soluções que aproximam”, os Correios revelam que sua missão, a partir de agora, é fornecer soluções acessíveis e confiáveis para conectar pessoas, instituições e negócios no Brasil e no mundo, o que torna a estatal ainda mais competitiva.

O ministro Paulo Bernardo elogiou a percepção e a disposição do MDA de procurar os Correios para firmar essa pareceria. “O futuro da agricultura familiar é produzir produtos diferenciados, com alto valor agregado. A internet, por sua vez, é uma opção fantástica para os produtores comercializarem seus produtos e aumentarem a renda”, comentou, ao referir-se à Rede Brasil Rural.

No documento assinado com o ministério, os Correios assumiram o compromisso de garantir a solução de logística da Rede Brasil Rural. A ECT vai oferecer os meios de pagamento, coleta dos produtos, transporte e entrega nas compras e vendas das cooperativas da agricultura familiar por meio da plataforma – que envolverá indústrias, empresas do comércio, consumidores individuais e a rede pública de ensino, a qual vai usar a ferramenta para adquirir alimentos para a merenda escola. A Rede Brasil Rural, que está em fase de cadastramento dos usuários, entra no ar no início de fevereiro, a tempo de iniciar as operações com o reinício do ano letivo.

O Plano Estratégico “Correios 2020” enfatiza as principais estratégias para o período 2011-2014. O presidente dos Correios disse que meta da empresa é ampliar o faturamento em 50% até 2014. Mais de 150 funcionários trabalharam na elaboração do plano. Na apresentação do documento, Oliveira reforçou o papel da ECT como agente complementar das políticas governamentais. “Podemos fazer com que elas cheguem nos lugares mais longínquos do País, afirmou”

Na avaliação de Oliveira 2011 foi um ano muito positivo. “Fechamos o período com excelentes resultados e a finalização desse plano estratégico mostra claramente os objetivos que queremos alcançar”, concluiu.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025